A Empresa

O PARANÁ - DESDE 1976 UM JORNAL DE FATO

 

O Jornal O Paraná, que diariamente traz a história brasileira, especialmente da região oeste, em suas páginas, nasceu em 15 de maio de 1976. Desde então, o diário cumpre a cada edição o compromisso de levar a informação correta e com a credibilidade que apenas um jornal de fato e com tradição pode divulgar.

A fama de jornal de qualidade do O Paraná não demorou muito para ir além das divisas de Cascavel e acabou conquistando fieis leitores nas cidades do oeste do Paraná; público que tem o jornal como principal informativo sobre os fatos regionais.

Mas o sucesso não parou por aí. A aceitação dos leitores estimulou o crescimento do jornal ainda mais. Atualmente, a publicação circula, além da região oeste, no sudoeste e na capital.

Considerado um dos principais expoentes da comunicação do Paraná, o diário sempre levanta bandeiras que defendem os interesses da população, tornando-se um porta-voz da sociedade oestina.

Ao longo de sua história, o jornal passou por inúmeras reformulações, sempre mantendo seus valores éticos e críticos, mas atualizado com os anseios dos leitores.

Quando foi criado, o diário, ainda em preto e branco, já mostrava a que viera, com notícias que sempre suscitava discussões na sociedade, o que ocorre até hoje. Os anos passaram mas o perfil crítico e questionador se manteve, fazendo com que o jornal se tornasse em um representante da população perante as autoridades.

O Paraná assumiu o papel de criticar e de denunciar as falhas do sistema, sempre questionando e cobrando uma postura correta de quem está na administração do poder público.

 

Primeiros passos

A história deste meio de comunicação começou pelas mãos do idealista empresário Jacy Miguel Scanagatta e do jornalista Frederico Leopoldo Sefrin Fillho, que realizaram o sonho de levar notícia para a população numa época em que a censura imperava. Dois anos mais tarde, Emir Sfair, em sociedade com André Heitor Costi, compraram o jornal, que em 2008 mudou de mãos. Foi quando o empresário e deputado federal Alfredo Kaefer adquiriu o jornal e logo trouxe mais dinamismo para as páginas da publicação.

Atento às inovações e à modernidade, O Paraná começou a se reinventar, tendo como exemplo grandes jornais do mundo todo e passou a ser impresso no formato berliner, que otimiza os espaços e facilita o manuseio das páginas.

Já entrando na maturidade, o diário continua a desempenhar o papel de comunicador crítico e imparcial, levando notícias nas editorias de política, esportes, social, variedades, policial, educação e regional, além de informações de grande repercussão nacional, internacional e artigos de opinião.

Hoje o jornal já pode ser acessado na palma da mão, com um site dinâmico e versátil, além da suas páginas na rede social.