Variedades

Vozes Haitianas: coral une cultura e fé

Eles escolheram e o Brasil lhes acolheu como sua nova casa. Longe das famílias e em meio a uma cultura totalmente diferente, muitos haitianos buscaram na música a sintonia com as suas raízes e com sua fé.

Há um ano, todos os domingos, um grupo de 21 haitianos se reúne na Capela Nossa Senhora das Graças, no Bairro Aclimação, em Cascavel, para os ensaios. Eles formam o Coral Católico de Vozes Haitianas.

Segundo o padre Wilnie Jean, que também é haitiano e responsável pela Pastoral do Migrante na Arquidiocese de Cascavel, o coral é uma forma de promover a interação dos grupos de haitianos espalhados pela cidade, além de manter a união e a integração da comunidade haitiana. “São homens e mulheres que se reúnem aos domingos para ensaiar para as apresentações nas missas e em eventos em diferentes paróquias da diocese católica”, explica.

O coral canta nas línguas de origem, o crioulo haitiano e o francês, mas já iniciou estudos para cantar em português e se integrar à liturgia durante as celebrações. “Eles estudam português na Escola Sagrada Família, aos sábados à tarde, mas a língua portuguesa ainda é uma grande barreira para os haitianos”, ressalta Wilnie.

Oportunidade

Para Adénise Jean-Pierre, membro do coral, cantar é uma oportunidade de se aproximar dos brasileiros: “Somos estrangeiros aqui. É uma forma de nos familiarizarmos com vocês, de conhecermos outras pessoas e lugares. O coral me faz feliz porque também é um jeito de matar as saudades do meu país e a oportunidade de louvar a Deus”. Adénise já cantava em um coral da Igreja Católica no Haiti.

À procura de um maestro

O Coral tem o suporte da Pastoral do Migrante, cujo Centro de Apoio ao Migrante está situado na Rua Jacarezinho, 1.024, no Bairro São Cristóvão, em Cascavel, e está à procura de um maestro ou uma maestrina para ajudar na preparação para que eles possam cantar em português e ajudar na animação litúrgica e em outros eventos culturais.

Dia 9 de dezembro o coral poderá ser visto em uma apresentação durante o 2° Festival da Cultura Haitiana, que será realizado na Praça Wilson Joffre, em Cascavel, a partir das 13h30.