Cotidiano

Visões de um bairro em pleno crescimento

O desenvolvimento do Bairro Guarujá, em Cascavel, é algo que traz orgulho para Leone José de Oliveira, presidente da associação de moradores há seis anos. Ele esteve à frente de muitas das conquistas da comunidade e tem vontade de permanecer por mais tempo no cargo para o qual foi eleito.

“Isso vai depender dos projetos em andamento. Como teremos a construção da nova USF [Unidade de Saúde da Família] quero acompanhar a obra para que não caia no esquecimento”, diz ele ao lembrar que essa é uma reivindicação antiga da população.

O presidente da associação de moradores destaca que a mudança na forma dos atendimentos na unidade de saúde trouxe melhorias. “A equipe trabalha mais no sentido da prevenção e as reclamações diminuíram bastante”.

Entre as melhorias no Guarujá, ele destaca ainda a construção de marginais na BR 277, que amenizou o tráfego de veículos no bairro, quadras esportivas, academia ao ar livre, entre outras.

“O bairro cresceu bastante, tem um comércio fortalecido e tudo o que a população necessita”, ressalta. Entretanto, existem ainda demandas que precisam ser atendidas. Durante a última semana, vários estragos foram registrados no Guarujá por conta do temporal e equipes da Defesa Civil e Copel realizaram serviços para os reparos necessários.

Entulhos

Às margens de um córrego no fim da Rua das Petúnias no Bairro Guarujá em Cascavel, a quantidade de entulhos descartados ofusca a beleza da natureza e preocupa moradores da região.

Há inúmeros móveis, telhas, latas e lixo. O pedido para que o espaço fosse limpo já foi feito a fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, porém o problema ainda precisa ser resolvido.

Segurança

O lugar tranquilo com o passar do tempo trouxe preocupações a algumas famílias que temem pela falta de segurança. “Já vimos uma pessoa suspeita pulando o muro de casa. Por sorte nada foi levado, mas é preciso que a polícia faça mais rondas”, comenta Rosalina Machado, moradora do bairro há 34 anos.

Saúde

Rosalina comenta que o atendimento com clínico geral na USF (Unidade de Saúde da Família) é bom, mas pede que o município agilize consultas com especialistas. “Essa é a nossa maior dificuldade, pois precisamos esperar muito tempo”.

Outra reivindicação é com relação à antiga estrutura onde funciona a unidade. A prefeitura de Cascavel garantiu que a USF será reformada e há também previsão de que uma nova unidade seja construída para atender a demanda dos bairros Guarujá e 14 de Novembro.

Território Cidadão

O programa do poder público que prevê o diagnóstico das diferentes regiões da cidade, além da oferta de serviços de saúde e informações a população foi levado ao Guarujá.

A ação segundo Anita Hutt, que faz parte da associação de moradores, é importante para que as demandas da população sejam atendidas.

Algumas delas, segundo a moradora, já foram iniciadas. “Pedimos a drenagem na praça onde muita água ficava acumulada com as chuvas, além disso, já iniciaram as obras da quadra sintética”, comemora ela que agora está na expectativa para ver as obras na antiga USF.

Iluminação

Anita comenta que outra reivindicação da comunidade é para as melhorias na iluminação pública. “Já fizemos um levantamento e mais de 70 lâmpadas estão queimadas. Esperamos que sejam substituídas o mais rápido possível”. Moradora do Guarujá há mais de 40 anos, ela acrescenta que gosta do bairro escolhido para viver. “Para mim é um bom lugar e tranquilo”.