Cotidiano

Usina de Itaipu tem melhor geração para início de ano

Foz do Iguaçu – Depois de fechar dezembro de 2017 como o melhor mês do histórico nos seus 33 anos e meio de operação, a usina de Itaipu registrou a melhor quinzena de todos os tempos para um começo de ano, com produção de mais de 4,7 milhões de megawatts-hora (MWh). Ontem, a geração passou de 5 milhões de MWh. Por isso, as chances de bater novo recorde mensal em janeiro são grandes. A diferença na quinzena em relação ao ano passado, neste mesmo período, é de 9%. E é ainda maior – quase 22% – na comparação com a primeira quinzena de 2016, ano em que Itaipu superou pela primeira vez a barreira dos 100 milhões de MWh. Foram 103,1 milhões de MWh, uma nova marca mundial de geração de energia limpa e renovável.

O novo recorde quinzenal é resultado de três fatores principais: boas condições hidrológicas, alta demanda por eletricidade no Brasil e no Paraguai e disponibilidade de equipamentos de geração e transmissão.

Para o diretor técnico executivo da Itaipu, Mauro Corbellini, graças ao profissionalismo da equipe, Itaipu tem acumulado recordes – e tudo indica, pelos números parciais de janeiro, que uma nova marca histórica está a caminho.

Bandeira verde

Em visita à Itaipu na última terça-feira, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, destacou que a grande quantidade de chuvas, com volume acima da média desde o fim do ano passado, deve garantir bandeira verde na tarifa de energia neste primeiro trimestre de 2018. O período chuvoso tem permitido a recuperação dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas. Em período de seca, as tarifas ficam mais caras com o acionamento das usinas térmicas para atender a demanda.

Vertimento

Desde o fim do ano passado, Itaipu vem vertendo para controle operacional. Nesta quarta-feira, o vertimento estava em torno de 3 mil metros cúbicos de água por segundo, o dobro da vazão normal das Cataratas do Iguaçu. Numa cena rara, no último domingo, por aproximadamente 40 minutos, Itaipu abriu simultaneamente todas as três calhas do vertedouro. Normalmente, apenas uma fica aberta. O vertedouro tem 14 comportas e 3 calhas. Cada uma delas suporta mais de 10 mil metros cúbicos de água por segundo.