Policial

UPS Oeste registra uma prisão por dia

Inaugurada dia 8 de novembro, a UPS (Unidade Paraná Seguro) Oeste, completa um mês de funcionamento e já comemora os frutos do trabalho.

Nesse período, os policiais abordaram 856 pessoas, prenderam 27 e apreenderam oito. Nesse tempo, a unidade também recolheu sete veículos irregulares e recuperou dois veículos roubados. A unidade obteve resultados positivos no combate ao tráfico de drogas, com apreensão de 3,1 quilos de maconha.

A UPS fica no cruzamento das Ruas Apalais e Apinajés, no Bairro Santa Cruz, e atende a cerca de 35 mil pessoas da região oeste de Cascavel.

Com um efetivo de 17 policiais e duas viaturas, a unidade tem contribuído na diminuição de práticas criminosas em toda a região de abrangência.

O sargento Elias Anastácio dos Santos, responsável pela unidade, avalia positivamente o trabalho que desenvolvido. Segundo ele, a proximidade da polícia com a comunidade abre portas para uma atuação direta e eficaz no combate à criminalidade. “A participação da comunidade está sendo muito importante para reduzir a criminalidade. Pelos telefones disponibilizados, os moradores que têm dúvida ou reclamação entram em contato comigo ou com a base. Qualquer solicitação de apoio ou suspeita eles estão ligando e essa participação está sendo positiva”.

Se a Polícia Militar vê com bons olhos o trabalho da UPS Oeste, quem elogia mais ainda é a vizinhança. Isabel Vieira mora no Bairro Santa Cruz há 35 anos e diz que o clima de segurança no bairro melhorou bastante. “Não tenho dúvidas, para mim, ficou uma maravilha. Era muita bagunça na rua, tinha o salão abandonado há muitos anos, passavam carros com som alto, ninguém tinha paz. Agora ficou um sossego.”

A UPS Oeste é a terceira instalada em Cascavel. A primeira unidade – que foi também a primeira do interior do Estado – foi instalada em 2012 no Bairro Interlagos e a segunda, entregue em abril de 2017, fica no Jardim Universitário.

 

Critérios

As UPSs (Unidade Paraná Seguro) são implantadas com base em alguns critérios, como alto índice de criminalidade da região, número populacional e risco que correm pessoas de determinada comunidade.

 

Mais participação

Além do 190, a UPS Oeste disponibilizou outro telefone para que a comunidade entre em contato: é o (45) 3326-9168. O sargento Elias Anastácio dos Santos lembra que, para que a unidade siga prestando um bom serviço à comunidade local, é fundamental que as pessoas continuem confiando no trabalho dos policiais e denunciem cada vez mais. “Ainda falta uma participação maior da comunidade, que tem de nos trazer todos os problemas no tocante à segurança pública”, reforça.