Cotidiano

UPA não atenderá por gestão compartilhada

Marechal Cândido Rondon – Foi preciso uma audiência pública para chegar a um consenso sobre a finalidade da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de Marechal Cândido Rondon. O encontro ocorreu no auditório da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon).

A UPA passará a dedicar atendimento exclusivo aos moradores de Rondon. É o que garante a secretária de Saúde, Marciane Specht.

No encontro, a população pode entender a atual situação da UPA e debater qual a melhor alternativa de utilização da estrutura. Outra situação ventilada na ocasião foi manter o atendimento a Quatro Pontes, único município vizinho a dar um retorno positivo quanto à gestão compartilhada e divisão de despesas mensais. E, por fim, que Rondon atenderia, além de sua população, os pacientes da microrregião envolvendo mais cinco municípios. Nessa opção, mesmo expandido o atendimentos aos demais municípios, as despesas seriam divididas somente com Quatro Pontes, e, mesmo assim, proporcional ao número de habitantes.

A partir da definição de que a UPA restringirá o atendimento apenas a Marechal Cândido Rondon, será encaminhado documento à 20ª Regional de Saúde e também à Secretaria Estadual da Saúde.

A adoção de medidas será necessária com relação à adequação da estrutura da rede de urgência e emergência. Posteriormente, os documentos serão enviados ao Ministério da Saúde, que fará a avaliação se aceita ou não a decisão tomada em audiência em Marechal Cândido Rondon.

A UPA foi inaugurada em dezembro de 2016 apenas com as paredes, aberturas e parte da mobília, no fim da administração municipal anterior. Para que a UPA entre em funcionamento, o local precisará de reforma, avaliada em cerca de R$ 70 mil.