Educação

Unipar sedia curso de limpeza e arrumação doméstica

Capacitação foi promovida pela Fundação Consciência e Trabalho e Gerar

Planejamento das tarefas domésticas diárias, técnica para melhor organização, economia de tempo e qualidade do serviço prestado. A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, sedia desde a semana passada curso de limpeza e arrumação doméstica. A capacitação foi oferecida pela Fundação Consciência e Trabalho e pela Organização Social Gerar – Aprendiz Legal.

Trinta mulheres participam da capacitação, com duração de oito dias, possibilitando muita troca de experiência, conhecimentos teóricos e atividades práticas. A facilitadora foi a professora Cristiane Hickmann.

O diretor da Unipar, professor Gelson Uecker, deu boas-vindas as trabalhadoras e ressaltou a importância do curso, que visa pensar a limpeza da casa de maneira profissional e mais funcional. Também contribuir para a melhor colocação no mercado de trabalho e valorização.“A Fundação entende que a sociedade se faz com pessoas formadas, aptas ao trabalho, assim, o curso surgiu de pesquisas com a sociedade, que mostram algumas deficiências. Temos pessoas aptas ao trabalho, contudo, estamos na Era do conhecimento e da qualificação, e o intuito é oferecer um trabalho que supra as expectativas das pessoas, sempre mais exigentes, e na área de limpeza e arrumação é a mesma coisa”.

A coordenadora regional da Gerar, Paulina Fernandes, frisa que o momento é de construção: “Essa é uma proposta para ser construída junto com vocês, cujo objetivo é aprimorar conhecimentos e melhorar profissionalmente”.

Para recepcioná-las, representando a Fundação também esteve presente o administrador Alessandro Bolelli. Segundo pontuou, a partir do conhecimento prático-teórico, o profissional fortalece suas características e qualidades individuais, o que faz com que ele tenha o seu trabalho escolhido e não fique para trás no mercado. “Sempre podemos agregar algo no currículo, que pode não ser visível no momento, mas lá na frente vai servir”.

A empregada doméstica Laurentina Lemes Rodrigues de Oliveira elogiou: “A minha patroa me incentivou a participar, ela que achou o curso e me inscreveu. Gostei de tudo, aprendi muitos truques e já fiz no meu trabalho; a gente vê que nunca sabe o suficiente”.

Pensando na sua casa, a recepcionista Fernanda Panizzon, participa do curso. “Estou achando muito bom, tem detalhes que não usamos em casa. Recebemos dicas de como arrumar e de como usar na limpeza alguns produtos que têm outra finalidade, como o vinagre”.