Cotidiano

UBS São Cristóvão reinicia os trabalhos do grupo de saúde mental da terceira idade

"Reinício vem de encontro ao Janeiro Branco, mês que promove a reflexão sobre o cuidado com a saúde mental e emocional"

A Unidade Básica de Saúde São Cristóvão reiniciará, nesta quarta feira (16), as reuniões do Grupo de Saúde mental para Idosos, com temas voltados à promoção da saúde mental, promovendo e abordando questões psicossociais e emocionais, com o intuito de valorizar aqueles que em muito já contribuíram com nossa sociedade, proporcionando acolhimento de nossos idosos e deixando-os à vontade para falar sobre suas necessidades.

De acordo com a Coordenadora da UBS São Cristóvão, Maria Elisa Donadel, "transtornos psicológicos como depressão e ansiedade, problemas familiares, distúrbios do sono, a dor, as queixas de declínio cognitivo, a elaboração de perdas e o manejo de condições crônicas de saúde afetam a qualidade de vida e o bem estar psicológico, podendo contribuir para desfechos negativos na saúde geral".

Especialmente nesta retomada dos trabalhos em 2019, o primeiro encontro do grupo contará com a participação da Psicóloga Existencial e Tanatóloga, Dra. Monique Farber, que trabalhará temas relacionados ao cuidado, depressão e auto-estima.

Janeiro Branco

O mês de janeiro foi eleito como "Janeiro Branco", como forma de mobilização para os cuidados com a saúde mental e emocional, pois tem um sentido de novo ano, sendo que a cor realmente simboliza uma tela em branco e, nas palavras do Dr. Marcelo Nonaka Frade , Especialista em Psiquiatria e Clínico Geral da UBS São Cristóvão, "queremos incentivar nossos pacientes a desenhar novas possibilidades em suas vidas". Cabe ressaltar que, embora haja um mês dedicado ao tema, o cuidado com a saúde mental deve ser sistemático e contínuo".

Informações sobre o Grupo podem ser obtidas diretamente na UBS São Cristóvão, que está localizada à Rua Cartola, s/nº (entre as ruas Castro e Ermelindo de Leão). Contatos: 3902-2665 ou 3902-2654. 

Data: 16/01/2019 – Quarta-feira

Local: Unidade Básica de Saúde São Cristóvão

Horário: 08h