Cotidiano

Troca de cadeiras

A eleição para a nova diretoria do Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores das Universidades do Oeste do Paraná) está marcada para amanhã. É a primeira vez que duas chapas concorrem à presidência, hoje a cargo de Grace Kelly Bourscheid, que na eleição deste ano é candidata à vice pela Chapa Sinteoeste sempre na luta, dando lugar à professora Francis Mari Guimarães Nogueira, que há quatro anos ocupa a vice-presidência.

Esta “troca de cadeiras” tem gerado certo desconforto à oposição, presidida pelo enfermeiro Giancarlo Tozo, que há algumas semanas fez dois pedidos de impugnação da chapa concorrente, negados pela Comissão Eleitoral do sindicato. Eles explicam que conforme o artigo 22, do estatuto do Sinteoeste, fica permitida apenas uma reeleição, independente do cargo ocupado.

Porém, a dupla interpretação do artigo, de que a reeleição só não pode ocorrer quando se concorre a um mesmo cargo, polemiza a disputa. “Como está hoje, se a Chapa 1 ganhar, só vai haver um revezamento, uma troca de cadeiras, e não uma mudança efetiva. O que se entende é que as mesmas pessoas não podem ter a opção de ficar tanto tempo no cargo. Esta perpetuação não é boa ao sindicato”, diz um servidor, que preferiu não se identificar.

Artigo 22

O servidor lembra ainda que em 2012 houve uma decisão judicial, com base em um estudo sobre o tema, falando sobre a interpretação literal do artigo 22, o que corrobora, conforme o funcionário, os pedidos de impugnação.

Mandado de segurança

A atual presidente, Grace, confirma problemas no artigo 22, assim como vários outros pontos do estatuto que precisam ser revisados que foram escritos há muito tempo e dão brechas para duplas interpretações. “Realmente este artigo está mal escrito, mas o seu princípio está correto. O que não se pode é concorrer ao mesmo cargo mais de duas vezes, assim como é em eleições estaduais, nacionais e até mesmo para diretorias das escolas, por exemplo”, explica.

Sobre os pedidos de impugnação, ela considera “um golpe”. “Nós viemos com uma diretoria muito forte, que tem uma boa representatividade no Estado. A oposição viu nas urnas que pode perder e tentou por duas vezes impugnar a eleição, nos dois casos pelo mesmo motivo. No entanto, tivemos liminar favorável e a disputa continua”, conta.

Por conta disso, a Chapa 1 solicitou mandado de segurança ao Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba, em nome da própria instituição, que deve ser respondido até hoje, véspera da eleição.

Onde votar

A votação para a nova diretoria do Sinteoeste, que fica no cargo pelos próximos dois anos, está marcada para amanhã, das 9h às 21h. As urnas estarão nos cinco câmpus da Unioeste (Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Foz do Iguaçu), na reitoria e no Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná). A expectativa é de que 697 pessoas participem desta escolha.