Policial

Três cascavelenses estariam envolvidos em máfia das CNHs

Cascavel – A Polícia Federal de Cascavel está investigando uma denúncia protocolada pelo vice-presidente da Associação das Autoescolas do Paraná, Claudeir Santos. Conforme Santos, um cartel age em todo o Estado para implantar, por exemplo, os simuladores de direção. “Trouxemos à Polícia Federal uma série de documentos, pendrives, vídeos, que mostram como funciona o esquema. O líder da quadrilha é o presidente do Sindicato das Autoescolas, que está há 23 anos à frente do sindicato”.

O acusado por Santos é Justino Rodrigues da Fonseca e, conforme o vice-presidente, a organização criminosa tem ramificações em Cascavel. “Identificamos três membros de Cascavel, até mesmo um político”.

A máfia, como nomina Santos, estaria ganhando dinheiro das empresas que constroem os simuladores. “Temos muitos políticos envolvidos, é uma denúncia federal e, por conta desse cartel, a população não consegue tirar CNH (Carteira Nacional de Habilitação)”.

De acordo com o delegado-chefe da Polícia Federal em Cascavel, Marco Smith, o próximo passo é verificar o que realmente procede nas informações repassadas por Santos. “O que ele relatou são fatos bastante graves e, se for comprovado eles estão cometendo uma série de crimes desde organização criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade de documentos, uma série de crimes”. Smith disse que a PF de Cascavel trabalhará em conjunto com Curitiba para apurar as denúncias. Além da Polícia Federal, a denúncia já foi levada ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Paraná, que tem prazo de 10 dias para avaliar abrirá ou não um processo investigatório.

ERRATA – Esta reportagem deveria ter sido publicada na edição de quarta-feira (5).