Política

TRE decide: Ratinho pai não pode fazer campanha

 

Curitiba – A Coligação Paraná Decide, da candidata Cida Borghetti, recorreu à Justiça Eleitoral e conseguiu impedir que, de agora em diante, o apresentador Carlos Roberto Massa (o Ratinho) se apresente em eventos de campanha do filho Carlos Roberto Massa Jr. (o Ratinho Jr) na condição de atração artística para atrair público – como se fazia nos velhos e proibidos showmícios.

O desembargador eleitoral Gilberto Ferreira escreveu em sua decisão que “o nome do apresentador Ratinho está sendo utilizado como forma de atrair um público maior aos comícios de Ratinho Júnior. A divulgação antecipada da presença do apresentador no material publicitário é indício claro desse desvirtuamento. Note-se que a intenção do legislador ao proibir a realização de showmício foi impedir que nesses eventos se utilizasse ‘de artistas com carisma popular, deixando em plano secundário a apresentação de propostas de governo’.”

O magistrado entendeu que “não seria lícito permitir que o fizessem na condição de protagonistas e com a qualidade de artistas com a finalidade de promover o evento, justamente o que está a proibir a norma do art. 39, § 7º da Lei 9504/97”.