Agronegócio

Tratamento da leishmaniose

Com o mote "Existe vida após a leishmaniose", a Virbac, fabricante do único medicamento capaz de conter o avanço da Leishmaniose Visceral Canina, realiza o 1º Virbac Leish Internacional. O evento contará com a presença dos veterinários Laia Solano Gallego (Espanha) e Francisco Ferraz (Portugal), que trarão suas expertises para falar sobre essa doença que tem cerca de 3 mil novos casos registrados por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

Na Europa, o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina é realizado há mais de dez anos com diversas possibilidades de terapias. No Brasil, isso é recente: há cerca de um ano e meio, os Ministérios da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovaram a comercialização de um medicamento produzido pela Virbac. Até então, os pets eram levados à eutanásia.

Encontro internacional

Os especialistas europeus e os veterinários brasileiros Fábio Nogueira, Márcio Moreira e Romeika Reis vão apresentar e discutir os estudos mais recentes sobre a doença, fazer comparativos entre os casos registrados no Brasil e na Europa e as formas de tratamento. O objetivo é promover um intercâmbio de experiências e informações sobre a Leishmaniose, que tem o cachorro como seu principal reservatório.

Como a doença é transmitida por mosquito, ela também pode ser transmitida para os humanos. A doença pode levar à morte em até 90% dos casos. O evento será nos dias 29 e 30 de julho, no Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu, e deverá reunir cerca de 250 pessoas de todo o Brasil.