Cotidiano

Toledo tem 30 pontos de descarte irregular

Toledo – Levantamento divulgado pela Prefeitura de Toledo mostra que na cidade existem em torno de 30 pontos de descarte irregular de material feito por empresas e pela população. Para o Poder Público, a situação é preocupante por ser uma questão cultural envolvendo moradores que agridem o meio ambiente, jogando lixo orgânico e resíduos de material nesses lotes.

A prática estimula a proliferação de doenças e de animais peçonhentos, além, é claro, do risco de novos focos de mosquito transmissor de dengue gerado pelo acúmulo de água.

A última polêmica em torno desse assunto envolve um terreno da prefeitura adquirido para sediar uma universidade. A área fica a poucos metros do Hospital Regional de Toledo. O volume de lixo depositado todos os dias revolta os moradores vizinhos.

De acordo com o vice-prefeito de Toledo, Tita Furlan, a população precisa ajudar a prefeitura e denunciar esses atos de poluição ao meio ambiente. Nessa área localizada nas proximidades do Hospital Regional de Toledo é possível encontrar material orgânico, resíduos da construção civil, móveis, lâmpadas fluorescentes, entre outros materiais. O terreno acumula um montante considerável de descartes, transformando o local em um lixão a céu aberto.

A abertura de uma estrada improvisada facilita o acesso dos responsáveis pelo descarte de lixo no local. Até mesmo as pessoas responsáveis pela reciclagem de produtos na cidade, que percorrem diariamente as ruas de Toledo, manifestaram indignação com a cena. Mas o sofrimento maior é dos moradores do bairro, que já não aguentam mais o mau cheiro provocado pelo acúmulo de lixo e a disseminação de insetos como ratos, baratas e aranhas.

Para tentar inibir o acesso até o terreno, os moradores chegaram a bloquear a estrada com galhos, no entanto, insuficiente para inibir a prática constante. Enquanto isso, a Prefeitura de Toledo trabalha de maneira mais intensa nas ações de conscientização e ampliação da coleta de lixo reciclável planejadas para os próximos meses. A Prefeitura de Toledo garantiu que a limpeza será feita no terreno localizado ao lado do Hospital Regional de Toledo.