Cotidiano

Terra Roxa protesta hoje contra demarcação de terras

Terra Roxa – Depois de Guaíra, será a vez de a comunidade de Terra Roxa ir às ruas e protestar contra o processo de demarcação de terras indígenas nos dois municípios, processo cuja retomada foi confirmada dias atrás pelo Ministério Público Federal. A manifestação popular está programada para ocorrer nesta terça-feira, a partir das 13h, no Jardim Heinen, saída para Guaíra.

Ao participar de uma audiência semana passada, convocada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Congresso Nacional, o prefeito de Terra Roxa, Altair Donizete de Pádua, agiu com firmeza falando que a situação é de extrema insegurança nas duas cidades. “Se for preciso, vamos para o confronto. Fazer o que for preciso para defender as terras conquistadas com muito suor pelos produtores, que agora se veem ameaçados de ser expulsos de suas propriedades para fins de demarcação de terras indígenas”, reclama.

O impasse entre agricultores e índios já passa de dez anos sem uma solução pacífica e coerente para as partes envolvidas.

Na audiência realizada em Brasília, o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, disse que nos últimos dias o clima voltou a ficar tenso na cidade, com a iminência de um conflito e até mesmo derramamento de sangue. “Algo preciso ser feito com a maior brevidade possível para que o pior seja evitado”.