Cotidiano

Tatuagem para camuflar olheiras? Nem pense nisso

Podendo aparecer por diversos fatores, que vão da genética até questões vasculares e de melanina da pele, as olheiras são um verdadeiro incômodo para muitas pessoas. Por isso, cada vez mais surgem novos tratamentos para resolver esse problema que confere um aspecto cansado ao visual: o mais recente é diminuir os efeitos das olheiras com o auxílio de tatuagem. “Neste procedimento o tatuador aplica uma anestesia no local e, em seguida, cobre as olheiras com uma tinta permanente no tom da pele, como se fosse uma base corretiva”, explica o dermatologista Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Porém, o especialista desaconselha totalmente o tratamento e alerta sobre seus riscos, pois a chance de ocorrer a piora do aspecto da pele é muito grande.

Isso porque a região abaixo dos olhos possui uma pele extremamente fina, então há a chance de o tatuador estourar um vasinho, tornando a região ainda mais escura. “Não é um procedimento seguro, pois a pele muda de cor e a tonalidade com o passar dos anos e o pigmento desbota, o que acaba resultando em uma pele disforme e com cores distintas. Há um grande risco de a coloração ficar diferente do restante da pele, primeiro porque a pele tem períodos que está mais clara e períodos que está mais escura, ela bronzeia enquanto o pigmento fica fixo. Além disso, há também os riscos comuns de qualquer tatuagem, como infecções, alergias, cicatrizes hipertróficas e queloides”, afirma.

Opções seguras

Mas, segundo o dermatologista, existem outras opções de tratamento muito mais seguras e que, em vez de esconderem, realmente tratam as olheiras. Por exemplo, o laser Vektra QS, da plataforma Solon, é um tratamento eficaz e recomendável, que melhora a textura da pele e clareia as olheiras, sem injetar nada no tecido. “Esse procedimento age no melanócito, impedindo-o de liberar o pigmento para as células mais superficiais, melhorando tanto o pigmento castanho, da melanina, quanto o pigmento férrico, da hemoglobina”, destaca. “O ideal é fazer uma sessão de 10 minutos a cada 15 dias, num total de 4 a 6 sessões. O tratamento não dói, não fica roxo e o paciente pode voltar a suas atividades na mesma hora.”

Outra alternativa segura no tratamento das olheiras é a aplicação de ácido hialurônico por meio do D&D, um drug delivery digital, que permite a inserção do ativo na pele por meio de agulhas, com total controle do médico e na dosagem perfeita. A substância melhora inclusive as bolsas na região. “Através dessa técnica, a substância, que vai ser 100% aproveitada, melhora o escurecimento da região e também atua contra as bolsas infrapalpebrais. Porém, independentemente do tratamento, é imprescindível que você consulte um dermatologista antes, pois apenas ele poderá analisar cada caso e decidir qual o procedimento é o ideal para você”, finaliza o dermatologista.

 

Algumas dicas caseiras podem amenizar as olheiras. Confira:

1. Compressas de água fria

Como uma das causas das olheiras é a dilatação dos vasos sanguíneos abaixo dos olhos, aplicar compressas de água fria é um ótimo tratamento caseiro para olheiras. A água fria, provoca vasoconstricção (diminuição dos vasos) e melhora o aspecto local.

2. Sachês de chá de camomila gelados

Aplicar os sachês gelados de chá de camomila nos olhos tem um efeito semelhante às compressas de água fria. No entanto, este tratamento caseiro para olheiras traz um "plus" especial: A camomila tem flavonoides que contribuem para uma melhora da circulação na região das olheiras. Coloque nos saquinhos uma boa concentração de camomila e deixe-os sobre os olhos por dez minutos. Faça de preferência deitado.

3. Rodelas de pepino

Sabe as famosas rodelas geladas de pepino que as pessoas indicam colocar sob os olhos em casos de olheiras? Pois é, esse tratamento caseiro funciona! O pepino contém flavonoides em sua composição, melhorando a tonicidade dos vasos locais e o aspecto das olheiras.

4. Gazes embebidas em leite

O leite também tem propriedades interessantes para quem tem olheiras. Ele possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele. Uma dica de tratamento caseiro é fazer a compressa batendo 100 ml de leite com meio mamão papaia, aplicando essa mistura diretamente na região ou embebendo uma gaze e deixando agir por 15 minutos – sem esquecer de lavar bem a região depois.

Massagens na região

A massagem feita em casa pode ajudar a diminuir o edema da região. Confira o passo a passo para fazer uma drenagem linfática facial nas olheiras:

Inicie com o dedo anelar, deslizando com suavidade e leve pressão, indo do canto interno da pálpebra superior para o externo;

Depois, comece novamente do canto interno dos olhos, mas na parte inferior, e vá em direção ao canto externo. A massagem deve começar no canal lacrimal (localizado no canto interno) e terminar na outra extremidade;

Finalize dando leves batidinhas na região com a ponta do dedo indicador e do dedo médio, alternadamente;

Assim que acabar os movimentos, fechar os olhos e, com o dedo anelar, pressione o canal lacrimal por dez segundos, fazendo um pequeno círculo.

Tratamentos caseiros que não valem a pena

Rodelas de batata – Por mais que as batatas frias ajudem as olheiras devido à vasoconstrição provocada pela temperatura, esse tratamento caseiro não traz vantagens como o pepino.

Suco de limão – O suco de limão é outro alimento aclamado como curativo, mas que pode ser muito prejudicial à pele: se ele não for limpo corretamente, pode causar manchas quando a pele entra em contato com o sol.

Hábitos que eliminam as olheiras

Durma bem – Não é a toa que, ao dormir mal, acordamos com gloriosas rodelas roxas ao redor dos olhos, pois é nessa hora que a pele se restaura. Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito – e isso se reflete no dia seguinte.

Reduza o sal – Sabemos que o sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido. Mas você sabia que isso também piora o aspecto das olheiras? A retenção de líquido promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando a região dos olhos inchada. Por isso, diminua o sal!

Diminua o álcool – O álcool, assim como o sal, é um dos vilões da retenção de líquido. Isso acontece porque o álcool "puxa" a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos. Para resolver, além de diminuir o álcool, deve-se ingerir bastante água.