Cotidiano

SUS amplia leque de terapias; conheça hoje as constelações

O SUS (Sistema Único de Saúde) tem se rendido à medicina integrativa e complementar. Tanto que essa semana o Ministério da Saúde incorporou mais dez práticas, totalizando agora 29 procedimentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais oferecidos pelo sistema público de saúde.

Com isso, o Brasil passa a liderar a oferta de modalidades integrativas na saúde pública, com 5 milhões de usuários em 9.350 estabelecimentos de 3.173 municípios.

Desde 2006 são oferecidos pelo SUS os tratamentos de acupuntura, homeopatia, fitoterapia, antroposofia e termalismo. Ano passado, foram incluídas 14 práticas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturoterapia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e ioga. Agora, somam-se à lista a apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais.

A cada edição o Caderno Saúde falará um pouco sobre cada uma dessas práticas, para que você possa conhecer e saber em qual delas pode estar a solução para seus problemas.

No Paraná

As terapias estão presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios brasileiros, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica. Atualmente, a acupuntura é a mais difundida, com 707 mil atendimentos e 277 mil consultas individuais. Em segundo lugar, estão as práticas de Medicina Tradicional Chinesa com 151 mil sessões, como taichi-chuan e liangong.

No Paraná, terapia comunitária, dança circular, yoga, massagem, auriculoterapia, massoterapia, arteterapia, meditação, acupuntura, tratamento osteopático e reiki são as práticas oferecidas na atenção básica em 165 municípios. Em 2017, foram registrados mais de 37 mil atendimentos individuais no Estado.

Mas afinal, o que é Constelação Sistêmica

A constelação sistêmica é um método muito antigo, desenvolvido e praticado pelos índios africanos. E foi na África onde o psicoterapeuta alemão Bert Hellinger teve acesso pela primeira vez à prática e hoje é considerado no mundo todo o “inventor” das constelações sistêmicas, porque foi ele quem a “formalizou”, identificou as chamadas 3 Leis Sistêmicas e explicou como elas influenciam na vida de cada pessoa e em seus sistema de vida e familiar.

Pertencimento, Ordem e Equilíbrio. Bert Hellinger percebeu que sempre que uma dessas leis sistêmicas é violada existem consequências. E enquanto o que foi violado não for visto e reconhecido, as consequências permanecerão, mesmo através das gerações. Essas conclusões foram obtidas a partir da observação dos efeitos dos movimentos fenomenológicos, ao longo de toda a sua experiência profissional.

Conforme a teoria das constelações, toda a informação que está violada ou desequilibrada afeta a todos de um sistema familiar em graus diferentes e de formas diferentes. As violações acontecem geralmente por julgamento moral ou pela dor causada.

As gerações seguintes não estão livres. Cada criança é uma “esperança” para o sistema. Cada um é a essência do seu sistema. Cada pessoa é uma oportunidade de equilibrar o que foi violado e assim todos podem começar a olhar para um futuro diferente.

Quando se compreende essas Leis Sistêmicas, é possível experimentar a vida com mais consciência, atuando e impactando o entorno com essa nova expressão.

Mudanças

Nas Constelações é possível identificar onde o fluxo de ir adiante do cliente está "obstruído". Identificar, reconhecer, apreciar e agradecer. E então e só então emergem novas possibilidades. É tudo muito simples. Mas ao mesmo tempo muito complexo. Você identifica o problema. Faz o movimento. E seu sistema se organiza.

Essas "obstruções" acontecem por vínculos de lealdade geradas pela violação das necessidades de pertencimento, ordem e equilíbrio nas relações, ou seja, cada indivíduo nasce com "tarefas" pertinentes a cada sistema. Então, considera-se que a pessoa sempre está a serviço do próprio sistema, cada indivíduo se encontra nessa tarefa, independente da própria vontade e independente de saber ou crer nesses vínculos.

A partir do movimento fenomenológico que acontece nas Constelações, observa-se o que se mostra, além do aparente, ou além do que está consciente e, a partir dessa observação tomar outras atitudes que até então não eram possíveis. Esse movimento interno pode ser consciente e também muitas vezes inconsciente.

Os efeitos das intervenções sensoriais sempre atuam no todo. Na própria vida, nas gerações anteriores e nas próximas gerações.

Exemplos

Boa parte, senão a maioria, dos problemas da vida das pessoas tem como base o relacionamento com os pais. Troca de papel entre pais e filhos, exclusão de um dos membros da família, julgamento, enfim, quando alguma das leis é violada, isso resulta em fracasso profissional e financeiro, relacionamentos amorosos conflituosos, e até mesmo distúrbios psicológicos.

Como saber mais

Já condenada por algumas religiões, as constelações sistêmicas têm conquistado cada vez mais respeito, na medida em que alguns mitos vão sendo derrubados.

Você pode saber mais sobre o assunto apenas assistindo a uma constelação, como mero expectador, ou fazendo cursos, os quais também têm se tornado mais acessíveis.

A facilitadora Graciele Reimann Gatto, da Gratto Soluções de Toledo, estuda e compartilha conhecimento sobre constelações e posturas sistêmicas há anos. Além de constelar clientes em particular, ela faz sessões públicas, palestras e ministra cursos. Agora, por exemplo, inicia uma turma dia 24 de março, com uma programação dividida em nove módulos, sempre durante um fim de semana por mês.

O propósito do curso é conhecer, experimentar, vivenciar e aprender as constelações. Oferecer recursos para estruturar novas ações e novos resultados a partir da sua vida e a de pessoas próximas a você.

Segundo Bert Hellinger, “nascemos para sermos felizes, saudáveis e prósperos”.

“Os princípios da Constelação Sistêmica podem ser aplicados por todas as pessoas, independente da área de atuação. Quando se aprende sobre as constelações e seus efeitos, é possível desenvolver uma nova postura interna, diante da vida, mais potente. Essa postura interna pode ser aprendida e tem efeitos em todas as áreas da nossa vida”, explica Graciele.

O curso é destinado a todas as pessoas, independente da área de atuação.

Áreas de atuação

E não são apenas conflitos familiares ou amorosos o foco das constelações. Elas também são usadas em empresas. Tanto que o curso oferece aos empreendedores ou gestores um novo olhar, desde a contratação do funcionário, compreenderão sobre inclusão e como o olhar para a equipe pode fazer a diferença nos resultados finais de cada mês.

Já um professor terá mais recursos em sala de aula para olhar para os alunos e saberá como potencializar o aprendizado.

Um terapeuta vai ter recursos para aprimorar os atendimentos e poderá utilizar as dinâmicas para proporcionar soluções para o seu cliente.

Para um pai, uma mãe… para filhos ou para quem quer formar uma nova família… ou seja, o conhecimento sobre as constelações serve absolutamente para todos, em todas as situações.

Para mais informações ou inscrição é possível conversar diretamente com a equipe da Gratto, pelos telefones (45) 99971-8152 (Rosana Marcelino) e (45) 99831-9161 (Graciele Reimann Gatto).