Cotidiano

Sindicato quer eleição para diretores do HU

Cascavel – O Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do Paraná) promove na segunda e na terça-feira (19 e 20) no HU (Hospital Universitário) de Cascavel um plebiscito para consultar os servidores efetivos sobre a escolha por eleições dos diretores do hospital. “Estamos retomando um movimento que se iniciou em 2015, que pedia diretas já no HU. Queremos que a escolha dos diretores se dê de forma democrática. Os cinco campus da universidade elegem diretores, assim como o reitor é eleito, só queremos o mesmo direito no HU”, afirma o diretor de imprensa do Sinteoeste, Ivã José de Pádua.

A consulta é extraoficial: “É uma consulta informal para saber o que pensam os servidores sobre a possibilidade de eleger a direção. Depois disso, com base nos números do plebiscito, é que vamos discutir o assunto com a Unioeste e definir como será feita essa eleição e quem pode se candidatar aos cargos”. Caso a votação seja positiva a eleição deve ocorrer já em 2019.

A consulta aos servidores será no HU das 6h30 às 20h.

A Unioeste informou por meio da assessoria de comunicação que não sabia do plebiscito e que deve se manifestar sobre a situação na segunda-feira, já que a universidade estava em recesso na sexta-feira. A instituição informou ainda que não foi procurada pelo sindicato para discutir o assunto antes da divulgação para a realização do plebiscito.

Já a direção do HU informou que posições sobre o assunto devem ser emitidas somente pelo reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff.