Cotidiano

Sincronia de semáforos vira realidade a partir de novembro

Estudo encomendado pela prefeitura se baseia no fluxo de veículos nos horários de pico
Estudo encomendado pela prefeitura se baseia no fluxo de veículos nos horários de pico (Foto: Aílton Santos )

Cascavel - Seis meses de estudo para garantir que Cascavel tenha, enfim, sincronia entre os principais corredores de trânsito da cidade: as Avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves. A partir da segunda quinzena de novembro, o novo plano semafórico do Município entra em funcionamento. Serão 91 cruzamentos com semáforos programados, com dez planos por cruzamento, que resultam em 910 planos criados e coordenados entre 23 redes de sincronismo.

E um detalhe: a tal esperada “onda verde” na Avenida Brasil não vai acontecer. “É tecnicamente inviável esse plano semafórico em um trecho de mão dupla, que funciona apenas em ruas como a Rio Grande do Sul e a Paraná, de sentido único”, justifica o responsável técnico de engenharia de trânsito da Dataprom, Alexandre Zumwinkl.

A empresa responsável pelo estudo já possui números que comprovam a eficácia desse novo ciclo semafórico - mesmo sem a Onda Verde na Brasil - e que faz parte do Projeto de Mobilidade de Trânsito Humanizado apresentado ontem pelo prefeito Leonaldo Paranhos, na Prefeitura de Cascavel, e que tem a missão de reduzir o tempo de percurso nos corredores e garantir um fluxo de veículos mais ágil e sem congestionamentos.

No trecho da Avenida Brasil que liga os terminais Leste e Oeste, por exemplo, a sincronização dos semáforos, ainda em fase de testes, reduziu em 27% o tempo de percurso na via durante o período da manhã. Outra mudança significativa foi a diminuição no número de paradas, que passou de 15 para seis. No sentido inverso, igualmente pela manhã, o tempo de percurso caiu em 23%, com redução de 58% nas paradas, passando de 12 para cinco.

Menos tempo

Zumwinkl afirma que todos os tempos de verde, amarelo e vermelho dos semáforos foram recalculados e refeitos. Em novembro, o tempo dos semáforos no vermelho à noite passa a ser de 30 segundos, diferente do que ocorre hoje, em que o motorista permanece um minuto e meio parado, aguardando o sinal verde para seguir. “O plano para a noite é bem mais curto, pequeno, especialmente para evitar risco de assaltos durante a madrugada enquanto o motorista espera o semáforo abrir”, explica Zumwinkl.

Durante o dia, os planos diferem de acordo com o horário de pico, com mudanças previstas ainda para o sábado e o domingo. “Cascavel nunca teve um plano tão adequado ao fluxo, que conta cada hora e dia da semana”, comenta.

Botoeiras inteligentes

O Projeto de Mobilidade Urbana conta também com botoeiras inteligentes, um sistema de controle semafórico que atenderá prioritariamente pedestres idosos, aumentando o tempo de travessia nos cruzamentos das Avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves. As botoeiras já são referência em Curitiba. Por lá, quando acionadas, o tempo de travessia passa de 12 para 18 segundos.

A proposta inicial é de que o cartão Vale Sim, atual modelo de bilhetagem eletrônica, seja usado para acionar a botoeira. Até novembro, 90 botoeiras serão implantadas e, para acioná-las, será necessário um cartão de reconhecimento. Para isso, o Município deve firmar parceria com as empresas Pioneira e Viação Capital, que prestam serviços de transporte coletivo de passageiros na cidade.

Integração temporal é a solução no transporte coletivo

Integração temporal é a solução encontrada para a redução da quantidade de veículos adaptados. Desse modo, a frota que seria composta de 47 ônibus com portas do lado esquerdo, hoje será de 19. “Não vamos precisar de ônibus ligando um terminal ao outro, o passageiro simplesmente troca de veículo em qualquer ponto da cidade com a mesma passagem. Facilitando para o passageiro, bem como diminuindo o tempo de transporte, sem precisar fazer o transbordo nos terminais”, explica o responsável técnico de engenharia de trânsito da Dataprom, Alexandre Zumwinkl.

Com a integração temporal, o sistema do cartão Vale Sim receberá uma atualização para o passageiro trocar de ônibus em um determinado período em qualquer ponto da cidade sem descontar nova passagem.

Em Cascavel, o BRQ (Bus Rapid Quality - Ônibus Rápido de Qualidade) foi o nome proposto ao novo modal de transporte ainda no começo deste ano. Por esse sistema, haverá ônibus com portas esquerdas nos corredores exclusivos das Avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves. Já a frota que atenderá o Terminal Sul até o Centro de Cascavel terá cinco portas: duas no lado esquerdo e três no direito. “No estudo anterior, havia necessidade de uma frota maior e sem necessidade de tantos ônibus com portas dos dois lados. Hoje sugerimos seis com essa configuração”, diz Zumwinkl.

Conforme ele, é necessário esses veículos pois a Avenida Carlos Gomes continua com os pontos à direita e, para fazer a integração com o corredor exclusivo, os ônibus precisaram das portas esquerdas.

Dentro do BRQ, algumas das possíveis linhas a serem implantadas são Nordeste/Sudoeste, Leste/Oeste, Sudoeste/Leste e Centro/Terminal Sul. Trajetos esses pensados após avaliação de seis meses do sistema atual e do anteriormente proposto em 2016. “Do ponto de vista técnico, Cascavel tem o melhor projeto operacional em mobilidade urbana do País. Tem tudo para ser referência”, conta o responsável técnico da Dataprom.

Apesar das novidades e dos avanços, Zumwinkl acredita não haver necessidade de reajuste tarifário, contudo, o prefeito Leonaldo Paranhos afirma que será difícil manter o valor atual, podendo a nova passagem ter subsídios do Município ou subir alguns centavos. “Vamos tentar fazer o possível para que essas melhorias não pesem no bolso da população”, garante o prefeito.

Silvio Matos