Cotidiano

Show Pecuário 2017: Cooperativismo e qualidade ajudam a vencer crise da pecuária de corte

O cooperativismo e o investimento na qualidade da carne são alternativas viáveis para vencer a crise da carne brasileira, cujo mercado se abalou após a Operação Carne Fraca, a delação da JBS e os embargos dos Estados Unidos. Esses temas serão discutidos durante o Show Pecuário 2017, que ocorre dos dias 25 a 28 de julho, em Cascavel (PR). Promovido pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, ele acontece no Parque de Exposições Celso Garcia Cid e é uma oportunidade de capacitação, atualização e aquisição de novos animais aos criadores do Oeste do Paraná.

Com a palestra intitulada “Modelo de Cooperativismo e Sustentabilidade na Cadeia da Carne Bovina”, Marina Araújo Azevedo falará sobre a integração na bovinocultura de corte. Ela é formada em medicina veterinária pela UFPR e desde 2010 é gerente do departamento técnico da Cooperaliança, de Guarapuava. A indústria abate em média 1.600 animais por mês e participa do Programa Carne Angus Certificada.

Na sua fala, Marina irá explicar como a união do setor produtivo com a industrialização tem gerado vantagens aos pecuaristas. “Além de valorizarmos a produção, pagando mais pela arroba e comercializando, somos mais fortes nas crises. Os associados da Cooperaliança, por exemplo, estão recebendo bem mais do que a média do mercado, que caiu muito. Sempre pagamos mais pela arroba, mas hoje pelo menos estamos remunerando em 20% a mais do que em outros locais”, afirmou. A palestra dela será no dia 27, às 10h.

Já Sérgio Bertelli Pflanzer, professor e doutor em tecnologia de alimentos pela Unicamp, irá ensinar aos criadores a como investir na qualidade da carne, opção bastante vantajosa para se ganhar mais por arroba.

“A nossa ideia é apresentar aos presentes a definição de carne de alta qualidade, como garantir a maciez e como produzir esse tipo de carne. Também vou falar sobre o mercado deste produto e suas oportunidades, além de discorrer sobre a conjuntura atual do mercado brasileiro de carnes”, adiantou Sérgio. A palestra dele é dia 25, às 11h15.

LEILÕES E NÚCLEOS

Quem visitar o Show Pecuário 2017 também terá a oportunidade de adquirir novos animais, sejam eles bovinos ou ovinos. O evento terá julgamentos de raças, oportunidade para aprender a reconhecer características positivas dos bovinos e ovinos e estão programados leilões para todos os dias da feira, a partir das 19h.

Além de estandes de empresas de assistência, de produtos e insumos, quem participar da feira poderá conhecer diversas raças bovinas de perto. Está confirmada a participação de diversas associações de criadores, como da raça Senepol, Jersey, Simental, Brangus, Canchim entre muitas outras. O estacionamento e a entrada da feira são gratuitos.