Cotidiano

Seus dentes são o reflexo do que você come

A saúde do corpo está diretamente relacionada à saúde bucal e tudo depende de uma boa alimentação: seus dentes são o reflexo do que você come. Sempre que um alimento é colocado na boca, as bactérias se reproduzem e se multiplicam, e são essas bactérias que causam a cárie dentária. Alimentos açucarados são inimigos de um sorriso saudável, por outro lado, existem aqueles que são excelentes para a saúde dental.

"Nozes e castanhas, como a castanha do Pará, agem equilibrando a flora bucal, impedindo que bactérias ruins se proliferem. Podemos contar, ainda, com os alimentos ‘limpadores’, como maçã, pera e cenoura. Por serem resistentes à mastigação, eles têm uma ação mecânica que ajuda a eliminar resíduos de outros alimentos que ficam aderidos aos dentes. Além disso, estimulam um maior fluxo salivar", explica a dentista Maria Paula Borghi, especialista em DTM (disfunções temporomandibulares) e Dores Orofaciais.

Para os apreciadores de vinho, uma boa notícia: o vinho tinto, assim como o extrato de uva, é um aliado dos dentes, pois previne as cáries. Acompanhado de queijos, que são ricos em cálcio e fósforo, ainda equilibram o pH bucal. A seguir, conheça alguns alimentos que contribuem para o fortalecimento dos dentes e a saúde bucal, mantendo o sorriso mais bonito!

Queijos, leite e iogurte

Além de serem ricos em cálcio e fósforo, substâncias importantes para o fortalecimento dos dentes, os queijos possuem caseína, proteína com ação reparadora no esmalte dentário. Os produtos com consistência mais dura, como o parmesão, são ótimos aliados, pois auxiliam na limpeza de resíduos de outros alimentos. Eles ainda aumentam a salivação, neutralizando o pH da boca e diminuindo a acidez, criando um local menos favorável para a proliferação das bactérias.

O leite e o iogurte são ricos em cálcio e fosfato, substâncias que intensificam a remineralização dos dentes, tornando-os mais fortes e resistentes. Estes alimentos também elevam o pH da boca. O cálcio, quando consumido ao longo dos anos, desde a infância, mantém a densidade dos ossos do esqueleto, enquanto o corpo está em crescimento. Após o aparecimento dos dentes permanentes, o cálcio continua a prevenir a cárie dentária, mantendo o esmalte forte.

Estudos revelam que o iogurte, além de ser um ótimo complemento para uma dieta saudável, é bom para a gengiva. Os probióticos (microrganismos vivos) encontrados nesse alimento podem ajudar a retardar o crescimento de bactérias e, consequentemente, reduzir a placa bacteriana. "Outro benefício do iogurte é o combate ao mau hálito. De acordo com uma pesquisa realizada no Japão, a ingestão desse produto reduziu os níveis de gás sulfídrico, uma das principais causas do mau hálito, em 80% dos voluntários", comenta Maria Paula. "Vale lembrar que, para desfrutar desses benefícios, o iogurte não deve conter açúcar e precisa ser aquele obtido com fermentação dos lactobacilos."

Morango, maçã e pera

O morango, além de saboroso, é um grande aliado para quem quer ostentar um belo sorriso, pois é rico em vitamina C, que combate o acúmulo de placa bacteriana, e em ácido málico, que tem efeito adstringente e previne as manchas amareladas. A maçã, um alimento fibroso, auxilia na limpeza a cada mordida e ainda estimula o fluxo de saliva, que neutraliza o pH da boca, prevenindo cáries e doenças na gengiva. As fibras da pera também contribuem para a saúde bucal.

Nozes e castanhas

Os óleos contidos nas castanhas ajudam a criar uma película sobre os dentes, que dificulta o acúmulo de bactérias e, consequentemente, a formação da placa bacteriana e das cáries. Elas também agem no equilíbrio da flora bucal, impedindo que bactérias ruins se proliferem.

Espinafre, pepino, brócolis e cenoura

Rico em fibras, o espinafre proporciona a limpeza natural dos dentes e aumenta o fluxo de saliva. Outro benefício do vegetal é o ácido oxálico, que auxilia na absorção do cálcio, importante para o fortalecimento dos dentes. O pepino, por sua vez, atua na produção da saliva, limpando os dentes naturalmente e removendo bactérias. O brócolis contém ferro e cálcio que, juntos, formam uma barreira de proteção para o esmalte dos dentes. A cenoura estimula a salivação, mantendo a boca hidratada e ajudando a remover a placa bacteriana.

Água

Completa, a água faz bem para a pele, corpo e para a boca. A água auxilia na produção de saliva, elimina restos de alimentos e mantém o corpo e a boca hidratados. "A qualidade da sua alimentação é que dirá se você vai precisar de tratamento odontológico no futuro ou não. Além, é claro, da correta escovação após as refeições", completa Maria Paula.

Para saber mais sobre saúde bucal e esclarecer dúvidas, acesse o vaaodentista.com. No site, são encontrados diversos tipos de tratamento, além de dicas sobre os principais cuidados bucais e a localização dos profissionais em todas as regiões do Brasil.