Cotidiano

Seminário reúne 500 pessoas

Evento que reúne pelo menos 500 participantes de Cascavel e mais 20 cidades da região, o 6º Seminário de Conselhos Escolares que começou na manhã de ontem e continua hoje no Teatro Municipal Sefrin Filho discute a gestão democrática, a construção da cidadania e a garantia de direitos. O prefeito Leoanaldo Paranhos, que participou da abertura, disse que os propósitos do seminário vêm ao encontro com o compromisso da administração. "Os servidores da Educação sabem da nossa meta com a Educação, que não é só no papel, mas nas ações", afirmou o prefeito.

Paranhos relatou que ao compor seu plano de governo, a educação foi colocada como prioridade. “Definimos a Escola Feliz; mas como se faz isso, se não é com professor, pais e alunos felizes? É com determinação, é decisão nossa, que a Educação é prioridade. Luan e André [alunos que integram os conselhos em suas escolas e participaram da mesa] são frutos das nossas ações. Serão aquilo que a gente se dedicar", continuou o prefeito, citando o livro de Provérbios. "Onde não há conselho, os projetos frustram-se. Mas na multidão de conselheiros, ele se estabelece".

Oportunidade

O prefeito disse ainda agradecer a Deus diariamente pela oportunidade de conduzir a cidade. “Tenho pedido a Ele, quando levanto: 'Senhor, não me tire a indignação para as coisas erradas', porque o poder público, muitas vezes, faz você se moldar às coisas erradas. E eu não quero isso. Não quero ver uma escola ruim, que não seja um ambiente agradável, que as crianças não tenham a satisfação de estar ali", complementou Paranhos.

Sobre o evento

Nestes dois dias de seminário, os participantes têm palestras com especialistas sobre diversos assuntos relacionados à Educação Pública, como aplicação do Programa Dinheiro Direto na Escola; O papel dos Conselhos de Controle Social; Participação da Família na Escola e a implantação da Escola de Pais; O Plano Nacional de Educação e o Financiamento da Educação Básica, entre outros. Neste ano, além de sete palestras, uma mesa redonda e apresentações culturais, o evento reserva espaço para a premiação dos alunos vencedores do Concurso de Desenho e Poesia do Conselho Escolar, esta noite (20).