Esportes

Sem pressão, Operário inicia a defesa do título

Curitiba – Em clima de festa pela recém-conquistada vaga na Série C do Campeonato Brasileiro, o Operário estreia hoje na Taça FPF em duelo contra o Paranavaí válido pela 4ª rodada, às 20h15, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.

O Fantasma teve seus três primeiros compromissos adiados na competição por conta dos jogos pela Série D. Já o Vermelhinho acumula duas derrotas (Maringá FC e Toledo) e um empate (Foz do Iguaçu).

O acesso à terceira divisão nacional de certa forma ameniza a pressão na equipe ponta-grossense, que deu novo patamar à Taça FPF no ano passado, na segunda edição da competição destinada à atletas da categoria sub-23.

Rebaixado da elite do Paranaense no primeiro semestre de 2016, o Operário apostou alto para a formação do elenco que no segundo semestre disputou a Taça FPF e que conquistou o título com uma campanha quase perfeita, com sete vitórias e três empates em dez jogos.

Com isso, o Fantasma garantiu a vaga na Série D do Brasileiro deste ano e, ciente de que teria calendário com a competição nacional, pôde investir num time forte para tentar retornar à Série Ouro do Estadual e ainda ascender à Série C. O plano deu certo em partes. Na Segundona, o time terminou a primeira fase com oito vitórias e um empate em nove jogos, mas na segunda fase não conseguiu concentrar energias em duas competições e acabou permanecendo na divisão de acesso.

Plano B

Inscrito na Taça FPF por garantia, caso não ascendesse à Série C, o Operário não investiu tanto na contratação de atletas da categoria sub-23. A equipe, que será comandada pelo técnico Joel Preisner, iniciou os treinamentos há menos de um mês e sequer foi apresentada oficialmente à comunidade, o que ocorrerá nesta quinta-feira, antes da partida contra o Paranavaí. O elenco do Fantasma é formado por apenas 18 jogadores, sendo sete contratados exclusivamente para a Taça FPF.