Cotidiano

Sem passageiros, empresa vende linha

Seis linhas intermunicipais operadas pela empresa Expresso Santa Tereza de Cascavel devem ser transferidas para a companhia PGTur, de Palotina. Dentre algumas das modificações estão os itinerários com saída e chegada de Cascavel para Três Barras do Paraná, Catanduvas e Capitão Leônidas Marques.

Segundo o Sinetrapitel (Sindicato dos Empregados de Empresas de Transportes de Passageiros Intermunicipal, Interestadual e de Turismo de Cascavel), o motivo da troca de empresa seria a baixa demanda de passageiros nos percursos. Por conta disso, há tempos a Expresso Santa Tereza queria vender essas linhas.

A empresa Santa Tereza não quis se manifestar sobre o assunto. Já a PGTur informou que o processo está em andamento e que a princípio não haverá alterações para os passageiros. Os horários e os itinerários se manteriam conforme a operação atual.

Quanto à questão dos funcionários, a PGTur informou que será dada prioridade para os atuais colaboradores da Santa Tereza.

Ainda em trâmite

Conforme o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), a Expresso Santa Tereza solicitou a transferência das linhas para a PGTur. O pedido foi publicado no Diário Oficial do Estado dia 12 de novembro.

O órgão informa que ainda não há autorização oficial porque o processo está em trâmite e depende da aprovação da Procuradoria Jurídica e do Conselho Diretor do DER. O procedimento é legal. Ambas as empresas não possuem pendências com o departamento.

A Agepar (Agencia Reguladora do Paraná) foi procurada para falar sobre o assunto, mas disse que esse caso só compete ao DER.