Educação

Sem aula durante os jogos

O prefeito Leonaldo Paranhos reuniu, na manhã de ontem, diretores de todos os Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) para discutir o funcionamento dos estabelecimentos nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia. A Prefeitura havia baixado um decreto que foi alvo de críticas e questionamentos nas mídias sociais nos últimos dias. Durante o encontro, os diretores decidiram, por unanimidade, pela manutenção do decreto.

Com isso durante os jogos do Brasil não haverá expediente. Na próxima sexta-feira (22), quando o Brasil faz seu segundo jogo no Mundial contra a Costa Rica, às 9 horas, o funcionamento dos Cmeis e escolas municipais será somente no período vespertino, a partir das 12 horas. O expediente na prefeitura será das 12 às 18 horas.

No dia 27 de junho, quando o Brasil enfrenta a Sérvia em jogo que acontece às 15 horas, escolas e Cmeis funcionarão normalmente pela manhã, mas o expediente será encerrado às 14h30. Na prefeitura e outras repartições do Município, o expediente será das 8 às 14 horas. Já as unidades de saúde funcionarão normalmente todos os dias de jogos.

Reunião

Durante a reunião da qual participaram também a secretária de Educação, Márcia Baldini; o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, e a diretora e a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Vanilse Silva Schenfert, os diretores deixaram claro que entendem que o Cmei não pode ter regulação diferenciada da escola, uma vez que ele não tem caráter assistencial e, sim, educacional. Por isso, como o decreto foi feito com bastante antecedência, já realizam assembleias com a comunidade escolar, visando à organização dos pais e dos funcionários.

Sem barreiras

A grande maioria relatou que, apesar de não ter encontrado barreiras diante da medida administrativa, ainda assim colocou a unidade escolar à disposição dos pais que possam ter dificuldade de alterar a rotina da criança nesses dias. Também disseram que alguns pais solicitaram para deixar a criança o dia todo em casa, para evitar o transtorno do ir e vir. A realidade em cada comunidade está sendo analisada caso a caso pelos diretores.

"Convocamos este encontro porque eu mesmo recebi muitas mensagens até mesmo de professores, preocupados com os ataques a eles nas mídias sociais. Então nunca é tarde para reavaliar medidas; a melhor decisão é a coletiva", explicou o prefeito.