Cotidiano

Saúde: Toledo amplia faixa etária de vacinação contra HPV

A rede municipal de saúde está distribuindo gratuitamente a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). A vacina é destinada a meninas de 9 a 14 anos e desde janeiro os meninos de 12 e 13 anos também podem se vacinar. A novidade agora é que a faixa etária para a vacinação nos meninos foi ampliada. A partir deste mês, a vacina será disponibilizada para rapazes de 11 até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro, a ampliação da faixa etária para os meninos reflete numa maior segurança quanto à prevenção dos casos de câncer de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais. A prevenção é a promoção da saúde, destacou. Para os meninos de 14 anos que iniciarão a primeira dose da vacina agora, a segunda deverá ser tomada com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de um ano

A vacina de prevenção ao HPV é aplicada em duas doses. A segunda é após seis meses da primeira. Segundo a Vigilância Epidemiológica em Toledo são 12.009 meninas e meninos com idades entre 09 e 14 anos com direito à vacina. A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18.

O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. A vacina está disponível para as meninas desde 2014.