Cotidiano

Santa Terezinha de Itaipu é o primeiro município paranaense a ser contemplado pelo PAA

(Foto: Divulgação )

O Município de Santa Terezinha de Itaipu foi o primeiro do Estado do Paraná e um dos primeiros do Brasil a ser contemplado e ter a proposta de participação aprovada no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). O programa do Governo Federal tem duas finalidades básicas: promover o acesso a alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance de seus objetivos o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar no município e os destina às entidades pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Segundo o Coordenador do programa no Município Felipe Rigoli o PAA, também contribui para o abastecimento alimentar, fortalece o circuito local, valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agro ecológica de alimentos. “Hoje temos quarenta produtores que participam do programa e entregam sua produção para quatro entidades do município, sendo elas a Acaresti (Associação dos Catadores de Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu), S.O.S. (Casa Padre Guanella), Associação Pestalozzi e Associação da Melhor Idade Amor e Carinho (AMIAC)”, destacou Felipe.

Rigoli lembrou ainda que o orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e totalizam R$ 100 mil por ano. Ele lembra também que a rapidez na aprovação da proposta se deve ao trabalho de uma equipe comprometida com o município vindo de encontro com uma política de resultados adotada pelas administrações do prefeito Cláudio Eberhard.