Cotidiano

Ruas esburacadas escondem prejuízos para os motoristas

Dias chuvosos atacam a paciência e o bolso do motorista. Algumas oficinas, durante esse período, aumentam o fluxo de serviços e atendimentos em quase 15%, por conta dos clientes que buscam consertos emergenciais dos pneus ou suspensão de seus veículos. O grande vilão, nesta história, são os buracos, que quando encobertos por água das chuvas, enganam a todos.

“Numa cidade como São Paulo, a maior do país, se estima que mais de dois mil buracos surgem todos os dias, principalmente na temporada de chuvas”, explica Eliel Bartels, gerente de Engenharia e Inovação do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da DPaschoal. “São milhares de armadilhas que, diariamente, os motoristas precisam escapar para evitar prejuízos severos”.

Quem mora em grandes centros urbanos, sabe bem que muitas vezes é inevitável transitar sobre ruas e avenidas esburacadas.

Eis algumas dicas para o motorista:

Mantenha seus pneus calibrados – Verifique a pressão dos pneus, de acordo com o manual do veículo, com mais frequência, pois estes componentes também servem como um “sistema de amortecimento” e se estiverem murchos ou com pressão excessiva, irão prejudicar o sistema de suspensão.

Ao perceber buracos a frente, diminua a velocidade, evitando pisar bruscamente no pedal de freio. Frear com muita intensidade, quando a suspensão estava comprimida, pode prejudicar a movimentação do conjunto, causando até mais danos que o próprio buraco.

Passe pelo buraco com o veículo de frente, ou seja, em linha reta e “solto”, pois isso vai proporcionar que todo o curso da suspensão trabalhe, de forma a absorver melhor o impacto. Passar propositalmente de lado pelos buracos, sobrecarrega só um braço da suspensão, podendo gerar uma torção inadequada na carroceria e possíveis danos.

Colocar pneus de perfis muito baixo, diferentes da especificação da montadora, pode diminuir o conforto do motorista e passageiros, especialmente quando transitando numa via esburacada. Pneus que não atendam às necessidades do veículo também aumentam a possibilidade de danos à suspensão.

Após passar pelo buraco, se sentir trepidar o volante, notar barulhos diferentes ou o veículo puxando para um lado, procure um especialista mecânico, numa oficina de confiança, para descobrir o que está errado.