Cotidiano

Rodada de Negócios supera expectativas

Palotina – Microempreendedores individuais de Assis Chateaubriand, Palotina, Terra Roxa e Maripá participaram esta semana em Palotina da 1ª Rodada de Negócios Intermunicipal.

O evento promovido pelos municípios participantes nasceu da necessidade de unir os empresários em uma mesma mesa, com o objetivo central de estreitar laços comerciais e principalmente para a troca de experiências.

A ideia pioneira no Paraná ocorreu no Centro de Convivência da Família (Clube do Vovô).

Para o agente de desenvolvimento de Terra Roxa, Cleberson Paulo da Silva, com o tempo os frutos desse projeto serão colhidos: "Por ser tratar de um projeto inovador e diferente, tenho a certeza de que já começamos bem. Acredito que esse projeto foi o plantio de uma nova safra de negócios e com o tempo esses empresários possam colher os frutos”.

Paulo Sérgio Costa, que também é agente de desenvolvimento de Terra Roxa, parabenizou todos os envolvidos: “Gostaria de enfatizar a 1ª rodada de negócios intermunicipal, a qual moveu 25 empresários em uma aventura em seu próprio mundo ou seja, sua empresa. Parabéns a todos pela iniciativa”.

De acordo com Rosane Maria Kaiber, agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Palotina, o evento foi um sucesso: “Oportunidade única para promover os pequenos negócios, ampliar a rede de contatos e prospectar essas empresas regionalmente. Uma iniciativa que deu muito certo e teve excelentes resultados”.

Para Willian Braga Tomaz, gestor estratégico de Empreendedorismo Regional Oeste Sebrae PR, a ação deve ser fomentada: “Ousadia e cooperação são as duas palavras que resumem o evento que tive a oportunidade de participar como parceiro, e o Sebrae PR dá total apoio a esse tipo de ação, que promove o desenvolvimento dos pequenos negócios brasileiro. Ação que devem ser fomentadas ações dessa natureza, pois oportuniza aos participantes abertura para novos clientes e parcerias de forma simplificada e objetiva”.

Para Rodrigo Fleming Lima, da cidade de Maripá, a união resulta em excelentes resultados. “Parto do princípio de que sozinhos nós não somos nada, mas unidos conseguimos tudo o que queremos. Nosso papel como ADs é ajudar as empresas a verem um algo novo uma nova oportunidade. Hoje, no mundo dos negócios, sempre quem ganha mais dinheiro são as empresas que têm a melhor rede de contatos (Network) e foi isso o que nós proporcionamos a cada empresa presente”.

Marcelo Oliveira, agente de Desenvolvimento de Assis Chateaubriand, afirma que a rodada de negócios oportunizou e promoveu a visibilidade, a ampliação e a oferta dos produtos oferecidos pelos microempreendedores. “Através dessa troca de experiência conseguimos construir uma visão comum de futuro entre os microempreendedores. A ideia de que os empresários pudessem construir uma relação além da sua zona de conforto e compartilhar informações e experiências obteve êxito”, declarou.

Integração

De acordo com o gestor de Políticas Públicas do Sebrae Regional Oeste, Adir Sidnei Mattioni, essa é uma iniciativa que merece aplausos, integrar, interagir e mostrar que é possível através da união, do associativismo, provocar e promover o desenvolvimento dos empresários. Foi isso o que ocorreu nessa rodada de negócios intermunicipal, em parceria com as salas do empreendedor desses municípios. Com certeza, a visão dos empresários que participaram dessa rodada foi ampliada, e eles, mesmo que não tenham concretizado negócios ali, no momento, abriram portas para negócios futuros.x