Policial

RF faz maior apreensão de contrabando da história

Paranaguá – A alfândega da Receita Federal no Porto de Paranaguá realizou a maior apreensão de produtos contrabandeados da história. Em uma grande operação de fiscalização, foram selecionados vários contêineres vindos da China e com destino final o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A ação foi deflagrada após a constatação de uma operação marítima não usual, devido ao grande número de contêineres. Ao todo, foram apreendidos 13 com irregularidades.

Nos contêineres foram encontradas diversas mercadorias com falsa declaração de conteúdo, casos em que a mercadoria declarada não corresponde com a importada, e ainda produtos falsificados de diversas marcas como Disney, Marvel, DC Comics e Philips.

Em alguns contêineres, a mercadoria foi declarada como sendo bolsas e mochilas, só que dentro havia toneladas de vestuários (vestidos, blusas, casacos etc). Em outros casos, a declaração era de baterias para celular, mas a carga era de aparelhos de celular.

Nos casos de falsa declaração de conteúdo, também foram encontrados milhares de brinquedos não declarados e contrafeitos, sem o devido licenciamento do Inmetro.

O último contêiner será aberto na manhã desta terça-feira. No total, foram apreendidas mais de 130 toneladas de mercadorias entre vestuário, brinquedos, relógios, mochilas infantis, fones de ouvido, aparelhos de barbear elétrico, aparelhos celulares e diversos outros itens eletrônicos, em sua maioria falsificados.