Variedades

Resultado do mapeamento cultural de Toledo será apresentado em fevereiro

O resultado do mapeamento de artistas e agentes culturais que ocorreu na cidade através de projeto financiado pela Unesco

Os resultados do mapeamento cultural que ocorreu em Toledo no final de 2018 terá os resultados apresentados no dia 9 de fevereiro 19h no auditório Acary Oliveira, anexo à prefeitura. O evento compreende o encerramento do projeto Fortalecendo Redes Culturais, uma iniciativa do CEBRAP, financiada pela Unesco e apoiada pelo Ministério da Cultura e Programa CEU das Artes. Em Toledo a Secretaria Municipal da Cultura e o CEU das Artes também apoiaram a realização do projeto.

No evento também será apresentada uma proposta de trabalho que engloba artistas, agentes, grupos e entidades sócio culturais da cidade, para o fortalecimento das redes culturais. Haverá também a entrega de certificados para os formandos das oficinas do projeto que ocorreram em 2018 no CEU das Artes, “Cultura, gestão e projetos culturais” e “Mapeamento Cultural”.

O principal objetivo do mapeamento cultural foi localizar, contatar e entrevistar artistas, agentes, produtores e fazedores de cultura da cidade. Mais de 200 iniciativas culturais foram mapeadas pelos multiplicadores, em variadas regiões do município. Músicos, artistas plásticos, atores, equipamentos públicos, produtores culturais , entre outros, compõe a amostra pesquisada. Os dados coletados foram tabulados e irão mensurar o cenário cultural de Toledo. As principais informações de atuação, localização e contatos dos agentes mapeados ficarão disponíveis no site www.redesculturais.org.br após o termino total do projeto. O site, que também estará linkado ao site da prefeitura, vai ajudar a compartilhar, difundir e a criar de fato uma rede de cultura, onde todos os atores, agentes e interessados possam atuar na articulação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, buscando incentivo e verba para fomentar cada vez mais a cultura em Toledo.

O projeto Fortalecendo Redes Culturais

O projeto tem duas etapas, a primeira consiste em um programa de formação de atores culturais com o objetivo de ampliar e qualificar as possibilidades de atuação nas cadeias locais de produção cultural, bem como favorecer uma interlocução mais qualificada entre gestores públicos e atores da sociedade civil. O segundo conjunto de atividades envolve o mapeamento e o diagnóstico das principais demandas dos grupos e agentes que atuam nas cadeias de produção cultural da cidade. Esse levantamento é realizado em parceria com 5 multiplicadores locais, participantes dos cursos de formação e escolhidos para pesquisar o cenário cultural da cidade durante 30 dias. Os multiplicadores são contemplados por uma bolsa/auxílio de R$ 1500,00. Toledo está entre as 4 cidades escolhidas para receberem o projeto, que já ocorreu em Embu das Artes (SP e ainda em Macapá (AP) e Serra Talhada (PE), a partir de 2019.

Fortalecendo Redes Culturais é um projeto pensado tendo os equipamentos CEUs das Artes como centralidade, a intensão é colaborar para o fortalecimento da interlocução dos CEUs com as comunidades culturais locais e, portanto, reforçar sua característica de descentralização e adaptação aos contextos locais. Têm como apoiadores o Ministério da Cultura, as estruturas locais de política cultural de cada um dos municípios e a própria gestão dos CEUs.

Em Toledo, o CEU das Artes recebeu os professores Ana Paula do Val e Danilo Oliveira, que realizaram o curso de formação de atores culturais e também a oficina de mapeamento e diagnóstico. As atividades que aconteceram de 05 a 14/11/2018, tiveram total apoio da Secretaria de Cultura de Toledo, representada por Odemilson Elias dos Santos, da Coordenadora de Cursos Mara Oliveira e da equipe de gestão do CEU das Artes. Durante os cursos de formação, Lenon Rodrigues – representante do Ministério da Cultura – também esteve presente para acompanhar as atividades no equipamento cultural, que está localizado no Jardim Europa e foi o primeiro CEU das Artes inaugurado no Brasil.

Os Multiplicadores Culturais

Os responsáveis pelo mapeamento cultural em Toledo foram Cristiane Candido, formada em filosofia e comunicadora; Fernanda Fetter, empresária, arte educadora, dançarina e estudante de educação física; Isabela Olsen, cientista social, arte terapeuta e atriz amadora; Mariana Gouveia, comunicóloga e contadora de histórias; Otávio Augusto, estudante de ciências sociais, músico e artista plástico. Eles contaram ainda com um time de voluntários para realização do mapeamento.