Cotidiano

Região cria 3 mil novos postos de trabalho

Oportunidades podem ser vistas como recuperação da economia

Cascavel – As oportunidades de emprego na região oeste do Paraná surgem aos poucos nas listas das Agências do Trabalhador. Ao menos foi isso o que mostrou o cenário regional no primeiro semestre deste ano.

Apesar de o mês de junho não ter sido tão positivo na geração formal de trabalho nas seis maiores cidades do oeste onde o Ministério do Trabalho e Emprego realiza o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), com a extinção de 762 vagas. Pelas Agências do Trabalhador de janeiro a junho o acumulado do oeste foi de 2.970 novas oportunidades com certeira assinada. Cenário bem diferente do registrado no primeiro semestre de 2016, quando houve mais demissões do que contratações.

No mês passado o setor que mais demitiu foi o da construção civil, com o fechamento de 390 vagas. No semestre, foi o comércio quem puxou o indicador para baixo: 123 postos de trabalho fechados.

Por outro lado, em junho a agropecuária abriu 98 vagas e, no semestre, os serviços lideraram, com 1.468 novas carteiras assinadas.

O cenário deste ano é bem diferente do ano passado quando, em junho de 2016 o oeste constatou desemprego de mais 315 pessoas e, nos seis primeiros meses, total de 231.

A justificativa dos resultados deste ano está na recuperação, mesmo que lenta, da economia: “Existe uma perspectiva de melhora e aos poucos ela vai aparecendo”, afirmou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Edson José de Vasconcelos.

Em Cascavel, nos seis primeiros meses do ano foram criadas quase metade de todas as novas ocupações formais do oeste: 1.416.

Vagas abertas

Na Agência do Trabalhador de Cascavel, que semana passada chegou a oferecer 160 oportunidades com carteira assinada, a semana começou com 118 oportunidades em aberto, mas a tendência é de que, durante a semana, ocorra uma recuperação.

São 79 tipos de vagas, com destaque para as linhas de produção em frigoríficos.

Vale lembrar que no primeiro semestre de 2016 as novas oportunidades de trabalho giravam em torno de 60 vagas por dia.

Sem ofertas na indústria

Toledo – A Agência do Trabalhador de Toledo tem 56 oportunidades de trabalho em aberto. O número é considerado estável, com recuperação lenta e gradativa. “Não sabemos ao certo o que aconteceu, mas neste mês [julho] as vagas voltaram a aparecer e o mais interessante, nenhuma delas para a linha de produção”, informam os profissionais da Agência do Trabalhador.

No acumulado de janeiro a junho deste ano, a cidade efetivou 311 contratações, já deduzidas as demissões, e a aposta é de alta para o semestre em curso.

Somente para vendedores, no início desta semana, havia dez oportunidades, além de vaga para professor de inglês, analista de recursos humanos e engenheiro civil, e outras em diversos segmentos.

Desde o início do mês foram disponibilizadas 80 oportunidades.

Em Foz do Iguaçu, a referência em turismo ainda tem saldo negativo. Por lá há o entendimento é de que, se as pessoas têm um pouco mais de dinheiro, a tendência é pagar as contas e, quando sobra, voltam a comprar e viajar. Mas para o mês de julho a expectativa é boa com as férias escolares. O mesmo ocorre para este segundo semestre, quando voltar a esquentar e os turistas retornarem à cidade a partir do próximo trimestre.