Política

Ratinho quer parceria da Itaipu

Em Foz do Iguaçu ontem, o governador eleito Ratinho Júnior falou sobre seu encontro com o presidente eleito Jair Bolsonaro, na terça-feira (4), quando apresentou proposta de retomada de um projeto de integração dos oceanos Atlântico e Pacífico. A ligação ferroviária e rodoviária entre os Portos de Paranaguá e Antofagasta (norte do Chile) seria feita com recursos da Itaipu Binacional.

“O presidente eleito gostou muito da ideia e determinou para, já em janeiro, elaborarmos um grupo de trabalho sobre isso. Contaremos com a parceria da Itaipu, bancando o projeto executivo e apoiando este sonho antigo dos paranaenses”, disse.

O projeto de ligação entre os dois oceanos será tratado na próxima reunião entre Itaipu e o G7 – grupo de sete entidades empresariais paranaenses – na próxima segunda-feira (10), na sede do Sebrae, em Curitiba.

A ligação viária e ferroviária vai ajudar a desenvolver o agronegócio brasileiro, criando uma nova rota de exportação de produtos para a China. “É uma obra de infraestrutura que vai atender todo o Brasil e o Paraná será o grande beneficiado”, complementou Ratinho. “Com esta ligação, nós seríamos o centro de escoamento de produtos da região, fazendo do Paraná uma área estratégica”.