Policial

PSol convoca ato-vigília em Curitiba pela morte de Marielle Franco

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), de Curitiba, fará um Ato-Vigília em solidariedade aos familiares e amigos da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL), que foi morta nesta madrugada no Rio de Janeiro. O ato está marcado para início às 18h na Praça Santos Andrade, 50, em frente às escadarias do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De acordo com a organização em sua página no facebook, o ato é "em memória desta lutadora negra, que deu sua vida para combater a milícia, a militarização e o genocídio da negritude." Até o meio desta manha, cerca de 700 pessoas tinham confirmado a presença.

A convocação para o ato é encerrada por um comunicado do PSol, onde o partido afirma que a morte da vereadora ocorreu por ela ter denunciado a ação "brutal e truculenta da PM na região do Irajpa, na comunidade de Acari."

Além de Curitiba, outras cidades também terão mobilização contra o assassinato da vereadoraMarielle Franco (PSOL).Pelo menos 11 capitais estão realizando ou farão manifestações. 

 Um ato foi realizado na praça da Cinelândia, em frente à Câmara. Os manifestantes levaram flores e cartazes contra a intervenção federal no Rio. Eles também fizeram coro contra a Polícia Militar. Políticos e colegas da Câmara também estão no local.

Uma das principais lideranças do PSOL, o deputado federal Chico Alencar fez um discurso na escadaria do Palácio e disse que as famílias pediram uma cerimônia reservada. Ele disse que há "opressão" e pediu uma vigília em memória à vereadora, com "serenidade". Os corpos ainda não foram liberados. Líderes religiosos participam do ato e pediram orações.

Roberto Cavalcanti, da Assembleia de Deus, disse que o crime representa a morte "da esperança". Também nesta manhã, duas manifestações estão programadas, para Salvador, na Tenda Sem Medo, no Fórum Social Mundial, e Brasília, no anexo 2 da Câmara dos Deputados.

Além do ato na Cinelândia, o Rio de Janeiro tem outro protesto definido para as 17h, na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). No mesmo horário, está prevista manifestação em São Paulo, no Vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo). À tarde, há atos programados às 16h, em Recife (Câmara Municipal), 17h, em Belém (av. Almirante Barroso), Natal (rua Apodi) e Florianópolis (esquina feminista), 17h30, em Belo Horizonte (praça da Estação) e Porto Alegre (esquina democrática), e 18h30. Além das capitais, em Minas Gerais foi marcado um ato em Juiz de Fora (17h30, parque Halfed), enquanto Campos, no Rio, fará manifestação às 18h na UFF.

Leia a nota da íntegra:

"O Partido Socialismo e Liberdade vem a público manifestar seu pesar diante do assassinato da vereadora Marielle Franco. Estamos ao lado dos familiares, amigos, assessores e dirigentes partidários do PSOL/RJ nesse momento de dor e indignação. A atuação de Marielle como vereadora e ativista dos direitos humanos orgulha toda a militância do PSOL e será honrada na continuidade de sua luta. Não podemos descartar a hipótese de crime político, ou seja, uma execução. Marielle tinha acabado de denunciar a ação brutal e truculenta da PM na região do Irajá, na comunidade de Acari. Além disso, as características do crime com um carro emparelhando com o veículo onde estava a vereadora, efetuando muitos disparos e fugindo em seguida reforçam essa possibilidade. Por isso, exigimos apuração imediata e rigorosa desse crime hediondo. Não nos calaremos!"

Planalto oferece PF e partidos cobram apuração de morte de vereadora no Rio