Cotidiano

Proteção de fontes marca assinatura de convênio

Iracema do Oeste – A transformação da paisagem no Município de Iracema do oeste derivada de seu processo de colonização, semelhante ao que aconteceu em todo o oeste do Estado, não observou critérios preservacionistas. Apesar das várias ações realizadas ao longo dos anos buscando recuperação dos recursos naturais, seja de programas ou por iniciativa dos próprios produtores, alguns problemas persistem e precisam ser sanados. Agora, com a assinatura do Convênio do Programa Cultivando Água Boa em Iracema, firmado entre Itaipu e Município, diversas ações estão previstas, destacando-se: a construção e a reforma do sistema de terraceamento agrícola, a recuperação de nascentes de água e a trafegabilidade das estradas rurais.

Nesse sentido, com a realização dos trabalhos de recuperação de duas nascentes, foi lançado oficialmente o início das obras do convênio em Iracema do Oeste. Participaram das atividades, coordenada pelo extensionista da Emater Claudemir Luis Todescat, o prefeito Donizete Lemos, o presidente da Câmara, João Oliveira da Silva, o gestor do convênio, Marcelo Ulian, o cordenador regional de Meio Ambiente do Instituto Emater, Adalberto Telesca Barbosa, secretários municipais, produtores rurais, além dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Aparecida Rodriguez Carneloz.

Nas ações do programa, o Instituto Emater ficará responsável pela elaboração de projetos de adequação de estradas, dos planos de construção e reforma de sistemas de conservação de solos e também a proteção de nascentes, utilizando a técnica de solo cimento.