Cotidiano

Projeto de recuperação de rio em Campos Sales inicia com o plantio de seis mil mudas nativas

Aconteceu na tarde desta terça-feira (20), na propriedade de Mário Schreiner, localizada na Linha Campos Sales, distrito de Margarida, a primeira etapa do projeto “Se Você Muda, o Mundo Muda Com Você”, com o plantio de seis mil mudas de árvores nativas. A ação consiste no plantio de mata ciliar e recuperação do Rio Onça Preta e contemplará todos os moradores da região em que o rio corta suas propriedades.

O projeto em questão é desenvolvido pela professora Andressa Cottica e CMEI Portal da Vida, em parceria com prefeitura, Sicredi, Acimacar, SAAE, gestores de educação ambiental e Itaipu Binacional. O objetivo é desenvolver ações em cumprimento às metas da agenda 2030, trazendo uma nova proposta pedagógica pautada na educação para a sustentabilidade, difundindo e trabalhando condutas conscientes e de respeito ao meio ambiente.

A professora responsável pelo projeto agradeceu à prefeitura e a Itaipu pela doação das mudas, além do engenheiro ambiental da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental, Marcos Chaves, pela ajuda na ação através de contribuições técnicas, fazendo com que o projeto se tornasse viável.

A estimativa é que o rio seja totalmente recuperado e a área em toda sua extensão receba uma quantidade aproximada de 15 mil árvores nativas. O trabalho deverá ser concluído em 30 dias e o projeto já abre frentes em outras localidades do município.

A intenção é atender a 100% dos moradores da linha, mas o plantio está sendo feito conforme a vontade de adesão de cada um.