Cotidiano

Programa prevê aporte de R$ 1,5 milhão

Santa Helena – Os 29 municípios da Bacia do Paraná 3 – BP3 – se reuniram para uma avaliação quanto à execução das atividades do Programa Encontros e Caminhos, lançado em setembro, com atividades previstas até fevereiro do próximo ano. Trabalhado em parceria entre Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e municípios, aproximadamente 50% das ações já foram executadas.

Além da reunião outras atividades também fizeram parte da programação, como apresentações culturais e plantio de mudas nativas na Ilha São Francisco, conglomeração pertencente à Ilha Grande.

As apresentações refletem o andamento dos trabalhos. A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, destaca que o programa se desenvolve de forma satisfatória, com expectativa positiva quanto à finalização e início da próxima edição, prevista para 2018. Para o próximo ano o investimento no Encontros e Caminhos deve ser de R$ 1,5 milhão a 56 municípios.

Inúmeras atividades poderão ser desenvolvidas, assim como ocorre em 2017 com a construção de cisternas, preservação de nascentes, plantios e outras iniciativas em âmbito municipal e regional. A avaliação até o momento é positiva com empenho voltado à educação ambiental. Os 29 municípios devem desenvolver atividades que levem a sustentabilidade e promovam a educação ambiental.