Variedades

Principais vantagens da aromaterapia

A aromaterapia é um estudo terapêutico milenar que utiliza de princípios ativos denominados óleos essenciais. Esses óleos são extraídos de plantas aromáticas, que podem ser encontradas de sementes, raízes, caules, folhas, flores e frutos.

A aromaterapia é uma técnica que pode ser utilizada em casa através do uso de óleos essenciais. Pensando no seu bem-estar, a Terra Flor trouxe uma aromaterapeuta para explicar as principais vantagens da aromaterapia. Acompanhe!

Alivia os sintomas de doenças

A aromaterapia é uma técnica poderosa que utiliza das propriedades dos óleos essenciais para ajudar em sintomas como ansiedade, estresse, insônia, resfriado, depressão, entre outros. Aqui podemos citar como um importante óleo essencial o extraído das folhas de eucalipto globulus, indicado para o sistema respiratório. Entre as principais propriedades do óleo essencial de eucalipto se destacam sua ação expectorante. É um óleo essencial utilizado também no alívio de sintomas de asma, bronquite, sinusite e até mesmo resfriados. Vale destacar que pode também ser utilizado como desinfetante de ambientes e repelente para insetos.

Promove o bem-estar

Ter um ambiente agradável, com energias positivas e que desperta calma e tranquilidade é o sonho de muitas pessoas. Como o dia a dia já é estressante, poder contar com um cantinho para descansar e renovar as forças é revigorante. E a aromaterapia pode ajudar a promover o bem-estar físico e mental através de um tratamento natural por meio de óleos essenciais. Em meio à correria do dia a dia, sentir o cheiro das flores, folhas e raízes pode ser um santo remédio para relaxar, conseguir tranquilidade, ou sentir excitação e alegria. Cada cheiro proporciona um tipo de sensação, que pode ser energizante, afrodisíaca, relaxante, entre outras. Enfim, existe um aroma para cada necessidade. Entre alguns óleos essencias destacamos:

Lavanda: auxilia no combate a insônia, melhora o humor e combate o estresse;

Alecrim: melhora a memória e é um antidepressivo natural;

May Chang: estimulante mental que revigora a memória e desperta a imaginação;

Hortelã pimenta: reduz as dores no corpo e principalmente enxaquecas, funcionando como um clareador de pensamentos.

Fortalece as defesas do corpo

A utilização de óleos essenciais ajuda o sistema imunológico a reforçar a resposta imunológica do corpo com propriedades antimicrobianas, fortalecendo as defesas do corpo. Podemos destacar os seguintes óleos essenciais:

Eucalipto staigeriana: auxilia o alívio de infecções do trato respiratório;

Anis estrelado: ajuda nas respostas ao sistema imunológico, estimulando ou inibindo os microorganismos responsáveis, agindo contra uma grande variedade de bactérias e vírus;

Hortelã-pimenta: alivia nos sintomas de gripes e resfriados, revigorando e combatendo os primeiros sintomas

Existem muitas aplicações para os óleos essenciais, que podem ser inalados, aplicados ao corpo por meio de massagens, compressas ou escalda-pés. No entanto, é fundamental que sejam utilizados com cautela e, de preferência, por profissionais especializados.