Cotidiano

Prefeitos pedem simplificação na abertura de novas empresas

Representantes dos municípios de Assis Chateaubriand, Cafelândia, Cascavel e Tupãssi se reuniram nessa terça-feira para discutir processos de simplificação e desburocratização de empresas. A reunião ocorreu na Câmara Municipal em Tupãssi e contou com a presença do gestor de Políticas Públicas do Sebrae Oeste, Adir Sidnei Mattioni e da facilitadora Maria de Fátima Galdino.

O encontro fez parte do grupo de trabalho do Comitê Territorial de Pequenos Negócios que é formado por representantes dos municípios, universidades, associações comerciais, empresas privadas, entre outros. No mesmo dia, o prefeito de Tupãssi, Ailton "Ito" Caeiro, recebeu em seu gabinete os representantes do Sebrae para analisar novos projetos que podem reduzir a burocracia para abertura de empresas, emissão de alvarás, entre outros processos. A ideia é criar um protocolo único para integração dos mais diversos setores.

"Nos últimos anos, o nosso município já implantou vários processos para facilitar a vida dos empreendedores, especialmente de pequenas e médias empresas. Mas temos que avançar cada vez mais e, em parceria com o Sebrae, estamos articulando novas propostas que podem trazer melhores resultados no que diz respeito à simplificação e desburocratização", explica o prefeito Ito Caeiro.