Cotidiano

Porto bate marca histórica

Paranaguá – O Porto de Paranaguá fechou o mês de setembro com a maior movimentação de sua história para o período. Foram 5,01 milhões de toneladas operadas ao longo de 30 dias. Isso representa um aumento de 7% sobre o maior volume movimentado até então, de 4,7 milhões de toneladas.

Com o resultado do mês de setembro, o Porto de Paranaguá também acaba de bater a marca histórica de movimentação nos primeiros nove meses do ano, com 40,9 milhões de toneladas totais. O volume é 1,4% maior, do que o registrado no período de janeiro a setembro de 2017, quando foram operados por 40,3 milhões de toneladas.

A Appa espera superar em 2018 a marca histórica de movimentação de 51 milhões de toneladas obtidas em 2017.

O produto de maior volume movimentado em setembro foi a soja, com 1,47 milhão de toneladas exportadas ao longo do mês. Nesse período, 24 navios atracaram em Paranaguá para carregar o produto. O volume exportado neste mês foi mais do que o dobro registrado em setembro do ano passado, quando foram embarcadas 637 mil toneladas. Ao longo do mês, o porto recebeu 35 mil caminhões carregados de grãos. O resultado foi obtido sem qualquer registro de filas. Nas exportações, outro destaque foi o embarque de cargas gerais (peças industriais, máquinas, celulose). Foram exportadas 683 mil toneladas ao longo de setembro, um volume 18% superior ao mesmo período de 2017.