Policial

Polícia deflagra operação sobre esquema de falsificação de identidades no Paraná

Uma operação conjunta entre a Delegacia de Estelionato de Curitiba, o Instituto de Identificação e a Divisão de Combate à Corrupção, núcleo Cascavel, foi deflagrada nesta sexta-feira (7) em três cidades do Paraná. 

A operação Vucetich – inventor da identificação papiloscópica – tem como objetivo desarticular um esquema de expedição fraudulenta de RG’s através de postos conveniados do Instituto de Identificação. Os policiais estão nas ruas para cumprir sete mandados de busca e apreensão . A ação acontece nas cidades de Maringá, Cerro Azul e Rancho Alegre do Oeste. 

De acordo com a investigação, dezenas de documentos de identidade foram fraudados através da inserção de dados falsos no sistema. 

Um dos mandados é contra um servidor da prefeitura de Cerro Azul que foi cedido para a atuação junto ao posto conveniado pelo Instituto de Identificação. Outro mandado será cumprido em um escritório de contabilidade. A suspeita é que os documentos falsos eram feitos em troca de dinheiro.

A fraude foi descoberta pelo setor de fraudes do Instituto de Identificação que repassou as informações à Polícia Civil.

O delegado-adjunto da Delegacia de Estelionato, delegado Rodrigo Souza, esclarece que o sistema atual do Instituto permite a identificação imediata de eventos fraudulentos e que os RG’s falsos já foram cancelados.

Os investigados poderão responder por peculato eletrônico, falsificação de documentos, corrupção passiva e associação criminosa.