Policial

Polícia Ambiental prende 18 em operação no oeste

Vinte mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cascavel, Lindoeste, Santa Lúcia, Realeza e Três Barras

Lindoeste – Vinte mandados de busca e apreensão foram cumpridos na segunda e na terça-feira pela Polícia Ambiental nos municípios de Três Barras do Paraná, Lindoeste, Cascavel, Santa Lúcia e Realeza durante a Operação Guarani. Desencadeada para combater crimes ambientais, a ação foi programada após um ano e três meses de investigações do serviço reservado da 5ª Companhia de Polícia Ambiental – Força Verde com foco no Parque Estadual do Rio Guarani e Parque Nacional do Iguaçu.

Ao todo, 45 policiais ambientais, com 12 viaturas, participaram da Operação, visando combater a caça nos parques, o comércio de carne de animais silvestres, o tráfico de pássaros silvestres e a venda de munições para caçadores.

Nas residências onde foram cumpridos os mandados os policiais encontraram armas de fogo, munições, crânios de onça-pintada, anta, porco cateto, jacaré, crânios com galhadas, patas de veados pardos, pássaros silvestres e muita carne oriunda de caça ilegal.

Conforme os policiais, um fato que chamou a atenção de todos é que a maioria dos alvos guardavam provas, exibindo animais como troféus e negociando carne de caça em áudios.

As armas, segundo os policiais, eram escondidas em sacos com sementes. Um porco da espécie queixada, ameaçado em extinção, foi encontrado vivo em um chiqueiro de uma das residências vistoriadas.

Ao todo, 18 pessoas foram presas em flagrante, 18 armas de fogo foram apreendidas, além de 687 munições de diversos calibres, 52 pássaros silvestres, 4,5 quilos de carne de quati, 11 quilos de cateto, 10 quilos de pomba carijó, dois quilos de capivara, crânios de onça-pintada, anta, javali, jacaré, oito veados pardos, além do queixada vivo.