Cotidiano

Planejamento e gestão

Entre as mudanças previstas pela reforma administrativa no Município de Cascavel está a criação da Secretaria de Planejamento e Gestão que reunirá ações que hoje competem à Secretaria de Administração e de parte das secretarias de Finanças e Planejamento.

O secretário de Administração, Cletírio Ferreira Feistler, avalia de maneira positiva a proposta que consta em anteprojeto na Câmara de Vereadores. “Trata-se de um novo organograma, de tal forma que nos trará eficiência no futuro”, afirma. Se aprovada pelo Legislativo, a reforma administrativa será sancionada pelo prefeito e entrará em vigor já no próximo ano.

Em entrevista, o secretário de Administração fala ainda sobre o desafio do cargo que exerce e destaca a responsabilidade em deixar a sua contribuição para a cidade.

“Para mim é uma satisfação muito grande exercer uma função como essa. A Secretaria de Administração está presente em todas as atividades do Município, seja por meio da gestão de pessoal ou dos serviços de licitações, compras e contratos”, cita.

Confira a seguir a íntegra da entrevista:

Perfil

Cletírio Ferreira Feistler é formado em Engenharia Civil e Matemática e concluiu inúmeras especializações. Por mais de 30 anos atuou no Exército e já foi secretário de Obras na gestão do prefeito Lísias Tomé. Ao cumprir com esses compromissos, abriu empresa no ramo da construção civil e então recebeu o convite do prefeito Leonaldo Paranhos para assumir a Secretaria de Administração.

Convite

“Somos amigos há muito tempo e acompanho o Paranhos desde a primeira vez que foi eleito deputado estadual. Fui convidado a trabalhar na prefeitura e estamos fazendo o melhor para deixar a nossa marca no sentido de fazer as coisas com transparência, com eficiência e mostrando que é possível fazer algo sem ferir os princípios da legalidade’.

Compromisso

“Em todos os setores que você se encontra as ações têm que seguir os caminhos da transparência, impessoalidade e eficiência. Para mim é uma satisfação muito grande exercer uma função como essa. A Secretaria de Administração está presente em todas as atividades do município, seja por meio da gestão de pessoal ou dos serviços de licitações, compras e contratos. Em tudo que ocorre no Município, a Secretaria de Administração tem a sua parte de contribuição”.

Fusão

“A Secretaria de Planejamento e Administração deixam de existir. Com isso foi criada a Secretaria de Planejamento e Gestão que acata as atividades desempenhadas pela atual Administração, com exceção da Guarda Municipal, e parte do Planejamento e das Finanças. Criou-se também o Instituto de Planejamento de Cascavel que traz no seu bojo parte do que tinha na Secretaria de Planejamento e o Ipuvel (Instituto de Planejamento Urbano de Cascavel). Trata-se de um novo organograma, de tal forma que nos trará eficiência no futuro. A reforma administrativa que inclui essas mudanças está na Câmara de Vereadores para ser votada. Nós fizemos o anteprojeto de lei, que passará por leitura e ela valerá só a partir do dia 1º de janeiro de 2018 se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito”.

Processos administrativos

“Quando chegamos havia bastante processos, tanto de pessoal como de empresas. Seguimos nosso trabalho com base no tripé transparência, economia e eficiência. Conseguimos economia, com a reforma administrativa haverá eficiência e quando se busca a transparência é natural o aparecimento de mais processos até mesmo por termos cerca de 8 mil servidores de carreira e contratos com grande número de empresas. Hoje temos em média 30 processos administrativos contra empresas em andamento e acredito que acima de 50 que envolvem servidores”.

Anticorrupção

“Nós temos uma comissão anticorrupção e de transparência que foi firmada no primeiro decreto do prefeito e ali constava a possibilidade de premiar servidores por denúncias de corrupção. No entanto, a comissão julgou que era praticamente impossível de nós premiarmos um servidor, pois na realidade todas as denúncias são anônimas. Ninguém se expõe. Por enquanto, a contribuição deve ser atribuída à sua eficiência com o trabalho. A premiação ainda fica em stand by para avaliarmos o que será possível fazer”.

Denúncias

“Recebemos todos os tipos de denúncia por meio do 156 que é bastante ativo no Município. Todos os dias há denúncias, umas mais graves e outras nem tanto. As pessoas denunciam o que acontece em diferentes lugares. Dentro da reforma também foi criada a Secretaria da Casa Civil que vai trabalhar especificamente com o tema transparência e anticorrupção, justamente para que possamos ter maior eficiência e presença nas apurações de denúncias”.

Limite prudencial

“Estamos muito bem quanto ao limite prudencial nas despesas públicas de pessoal. O índice é de aproximadamente 48% e o limite prudencial é de 51%, então a partir de 49% teríamos que nos preocupar, no entanto, acreditamos que estamos dentro de um limite muito aceitável e no parâmetro que muitos municípios gostariam de estar”.