Policial

PF desarticula quadrilha de tráfico internacional de drogas

Curitiba – Uma família inteira foi presa ontem pela Polícia Federal acusada de formar uma quadrilha internacional de tráfico de drogas. Denominada como Enigma, justamente porque inicialmente a PF não sabia como o esquema funcionava, a operação cumpriu 67 mandados nos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul, sendo que, destes, 37 foram de busca e apreensão, 20 de prisão preventiva e dez de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça Federal em Curitiba.

De acordo com a Polícia Federal, a família era composta por sete pessoas, entre pais, filhos, tios e primos, todos presos. A maior parte ficava no Mato Grosso do Sul, de onde “despachavam” a droga para Curitiba e RMC (Região Metropolitana de Curitiba). Na capital do Estado ficaram dois irmãos que faziam o contato direto com os compradores. Mensalmente a quadrilha movimentava, conforme a Polícia Federal, 200 quilos de cocaína. Revendida na capital, a droga renderia aos traficantes cerca de R$ 6 milhões mensais. Segundo a PF, duas pessoas estão foragidas e outras duas foram detidas escondidas no forro de uma residência.

Dentre as táticas usadas pela família, a PF descobriu que até mesmo os ralos funcionavam como esconderijo para o entorpecente. Além de cocaína, a quadrilha enviava crack a Curitiba e RMC.

Para despistar a polícia, os suspeitos usavam um esquema de lavagem de dinheiro que envolvia a ocultação e o fracionamento das operações financeiras e ainda usava os tradicionais “laranjas”.

Um dos responsáveis por organizar o grupo já foi alvo de investigação por tráfico de drogas em outra ação da PF e atua há anos como traficante.

Dentre os bens da família estão automóveis de luxo, imóveis rurais e outros de alto padrão no litoral de Santa Catarina. Os investigados são acusados de tráfico internacional de entorpecentes, associação para o tráfico, associação criminosa e lavagem de ativos.