Esportes

Paranaense quebra recorde brasileiro que durava 19 anos

Curitiba – O nadador paranaense Gustavo Saldo realizou um feito digno de grandes nadadores durante o Troféu Maurício Bekenn 2017, realizado em Porto Alegre no último fim de semana. Ele bateu o recorde brasileiro dos 200m borboleta na categoria Infantil 2 (14 anos), com o tempo de 2m05s20.

A marca perdurava há 19 anos e era um dos recordes mais antigos da natação, que pertencia ao paraibano Kaio Márcio Almeida, que em 1998 fez 2m06s70. Atualmente, Kaio está com 33 anos e é um dos principais nadadores do País no estilo. Ele o atual recordista mundial (1min49s11) e sul-americano (1min53s92) dos 200m borboleta, com marcas que perduram desde 2009 em ambas as competições.

O curitibano Gustavo é atleta bolsista Talento Olímpico do Paraná (Top 2020), na categoria Nacional. O programa é o maior do gênero entre todos os estados brasileiros, em número de bolsas e aporte financeiro. É uma realização do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo com o patrocínio exclusivo da Copel.

Com seus resultados em Porto Alegre, Gustavo ainda ajudou o Clube Curitibano a sagrar-se campeão brasileiro infantil geral. É a primeira vez que um clube do Sul do País alcança este resultado.