Cotidiano

Paraná Turismo discute potencialidades de Cascavel e região

(Foto: Secom )

"O Paraná tem um grande potencial turístico ainda desconhecido, inexplorado e a espera de investimentos." A afirmação foi feita pelo presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, que participou na tarde de hoje (7) de uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Alberto Soares de Andrade, representantes do Convention Bureau de Cascavel, e com o diretor de marketing da Paraná Turismo, Aldo Cesar Carvalho. A reunião aconteceu no estande da Prefeitura de Cascavel no Show Rural Coopavel. Em pauta as potencialidades da Região Oeste e o apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento deste setor que pode gerar emprego e renda, principalmente em propriedades rurais com potencial de exploração turística.

"O grande diferencial que temos aqui na região Oeste é a união dos municípios em torno deste assunto. Todos sabemos e conhecemos nossas potencialidades, porque já fizemos um levantamento do que podemos explorar e o que de melhor temos a oferecer aos turistas. Precisamos de apoio para capacitar nossos empreendedores e os profissionais que vão receber estes turistas", disse João Alberto.

O presidente da Paranatur disse que pela primeira vez, um governo está tendo um olhar diferenciado para este setor. "Já perdemos grandes eventos e perdemos visitantes de fora e de dentro do Brasil, porque não divulgamos nosso Estado. Mas, o governador Ratinho Junior fez algo inédito. Chamou a Paraná Turismo para discutir o incremento turístico no Estado. Ele está bastante interessado em colocar o Paraná em evidência, em divulgar dentro e fora do Brasil nosso potencial turístico, fugindo das IGRs (Instância de Governança Regional) de Foz do Iguaçu e Litoral e apresentando ao grande público, o potencial existente nas demais regiões paranaenses", disse.

Mehl completou falando que "o governador sinalizou ainda com a possibilidade de o Estado voltar a participar de feiras nacionais e internacionais de turismo. E isso é um grande avanço para este setor tão pouco explorado no Paraná".

Aldo Cesar Carvalho disse, ao final, da reunião que "a Paraná Turismo fará parcerias com Cascavel e municípios da região que integram a IGR Riquezas do Oeste para estruturar o desenvolvimento do turismo. Mas, a base deste investimento será o trabalho já realizado pelos municípios para descobrir potenciais propriedades rurais que podem ser exploradas pelo turismo".

Em uma segunda reunião, ainda no estande da Prefeitura no Show Rural, o presidente do Convention Visitors Bureau de Cascavel, Felipe Casagrande, recebeu empresários de Londrina, que integram a IGR Norte. O encontro foi mediado pelo presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl.

 

IGR

As IGRs ( Instâncias de Governança Regional)  foram criadas em 2006 pelo Ministério do Turismo para facilitar a exploração e investimentos no turismo fortalecendo as regiões. O Paraná foi dividido em 14 IGRs e é modelo para o Brasil. As IGRs mais exploradas no Estado são as de Foz do Iguaçu e litoral. As demais ainda estão passando por um processo de inventário das belezas, riquezas e potencialidades de exploração turística.

Convention & Visitors Bureau

O Cascavel Convention & Visitors Bureau é um organismo de captação, organização, operacionalização e fomento do turismo de eventos, lazer e negócios na cidade, sem fins lucrativos, apartidário, mantido pela iniciativa privada. São empresas do ramo hoteleiro, gastronômico, eventos, comércio varejista e turismo em geral.