Cotidiano

Paraná lidera produção de proteína animal

Avicultura é o carro-chefe do complexo carne paranaense (Foto: ANPR)

Curitiba - O Paraná consolidou a posição de maior produtor de carnes do País - sua participação é de 21% do total produzido do Brasil. O Estado produziu 2,64 milhões de toneladas de carnes de frango, bovina e suína no primeiro semestre de 2017. O Brasil, por sua vez, produziu 12,22 milhões de toneladas. Os dados são do IBGE/Ipardes.

O maior destaque foi a avicultura paranaense, com 2,11 milhões de toneladas no primeiro semestre. Sozinho, o Paraná representou 31,3% da produção brasileira de carne de frango. Com o resultado, se manteve em primeiro lugar na avicultura nacional, à frente de Santa Catarina (com 1,05 milhão de toneladas) e do Rio Grande do Sul (810,2 mil toneladas).

A indústria de carnes paranaense, apesar de estar consolidada, cresce acima da média brasileira. A produção nacional foi de 6,7 milhões de toneladas de frango no primeiro semestre de 2017, com crescimento de 0,6% na mesma base de comparação.

Suínos e bovinos

Na produção de suínos, o Paraná ocupa a segunda colocação nacional, com a produção de 394,3 mil toneladas nos primeiros seis meses do ano, de acordo com o IBGE. O volume foi 4,3% superior ao do mesmo período do ano passado.

O Estado respondeu por 21,3% do total produzido no País. Ficou atrás de Santa Catarina - com 26,9%. No total, o Brasil produziu 1,85 milhão de toneladas de suínos, com alta de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Na área de bovinos, o Paraná foi responsável por 3,9% do total produzido no Brasil (3,62 milhões de toneladas). Foram 141,4 mil toneladas, variação de 0,1% sobre o mesmo período do ano passado. O Estado tem a nona maior produção do País, liderada por Mato Grosso, que tem 15,6% de participação.