Cotidiano

Panorama regional do dia 16 de maio de 2018

Alimentação saudável

A alimentação saudável foi o assunto da palestra realizada esta semana para os pacientes do Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) de Marechal Cândido Rondon. O encontro foi conduzido pelo nutricionista da prefeitura Rafael Heirich e teve como tema: “Alimentação: Promoção da Saúde ou da Doença?”. Na oportunidade, foram discutidos assuntos como hábitos alimentares, alimentação saudável, práticas corretas da boa alimentação, dentre outros. O encontro faz parte de um ciclo de palestras com temas inerentes à saúde, que ocorrem mensalmente no Caps.

Educação infantil

A Prefeitura de Toledo iniciou nova convocação de pais que estão na fila de espera por vagas na educação infantil. São 16 vagas para crianças que atendem aos critérios de prioridade estabelecidos pela Instrução Normativa 01/2017 e outras 115 vagas para atendimento em jornada educacional parcial, totalizando 131 vagas.

Como proceder

A secretária da Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, explica aos responsáveis legais que assim que publicado o chamamento a equipe da secretaria entra em contato por via telefônica para agendar dia e horário para que pais ou responsáveis legais compareçam para a retirada do protocolo de matrícula.

Fila de espera

No último chamamento realizado em abril foram ofertadas 547 vagas, sendo 71 para tempo integral e 476 para jornada educacional parcial. De acordo com a Educação, 371 crianças estão na lista de espera.

Feirão do Imposto

Consumidores terão a chance de perceber com mais clareza o papel que os impostos ocupam no dia a dia de cada um. A edição do Feirão do Imposto 2018 vai ser realizada neste sábado no Calçadão da Avenida Brasil, em Cascavel, a partir das 9h. Quem passar por lá receberá informações sobre o peso da carga tributária de quem trabalha e produz. O evento é nacional, organizado pelo Conaje (Conselho Nacional do Jovem Empreendedor), e será realizado simultaneamente em mais de 200 cidades de várias regiões brasileiras.

Palestras

No Paraná, o projeto é desenvolvido em parceria com a Faciap Jovem, um dos braços da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Além de mostrar o tamanho da carga tributária em produtos de consumo diário, serão realizadas palestras sobre educação fiscal em escolas, evento em parceria com o Observatório Social de Cascavel.

Torre de Vídeocirurgia

A Comissão de Saúde da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) encaminhou ofício ao secretário de Estado de Saúde, Antônio Carlos Nardi, solicitando apoio e priorização do processo licitatório para a compra de equipamento de Torre de Vídeocirurgia Completa. O equipamento vai atender 42 municípios, com população estimada de 622.874 habitantes.

Veículo para escola

A Escola Municipal Dona Leopoldina, de Quatro Pontes, recebeu esta semana um micro-ônibus. O veículo tem 27 lugares, elevador para educandos com necessidades especiais, além de ar-condicionado. Custou R$ 255 mil. A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Tauchert, esclarece que o micro-ônibus vai atender a demanda de uma das linhas. “Neste ano já ampliamos duas linhas para melhorar a qualidade do transporte escolar. Hoje as crianças chegam antes em casa. É uma ação que, sem dúvida, vai refletir na sala de aula, pois os alunos estarão mais dispostos”.