Esportes

Panorama esportivo do dia 25 de abril de 2018

Paulistão

Competição encerrada há 17 dias com o título do Corinthians, o Campeonato Paulista 2018 parece que está longe do fim. No início da noite de segunda-feira a “novela” pareceu que tinha terminado, com o relatório final do TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo) que determinou o arquivamento do processo que investigava se houve interferência externa na final da competição, que envolveu também o Palmeiras. O relator Marcelo Monteiro considerou que “não há qualquer indício mínimo de materialidade ou autoria” e que “a tese de influência externa não ficou minimamente demonstrada”.

Novo fato

Nos autos analisados pelo TJD-SP não constou o material reunido pela empresa privada de investigação Kroll, contratada pelo Palmeiras, que mostra vídeos de um membro da FPF, Márcio Verri Brandão, com um celular na mão à beira do campo durante a confusão entre a marcação de pênalti sobre Dudu e a revisão da marcação oito minutos depois. Por isso, o Palmeiras ingressará com recurso no Pleno do TJD-SP, com pedido de impugnação do Paulistão. O Verdão vai apresentar as imagens de Verri com o celular não mão à beira do gramado.

Nas regras

As imagens de Verri com o celular não mão, já divulgadas na internet, vão contra o que diz o Livro de Regras da CBF, que no artigo que trata sobre a arbitragem diz que “os árbitros e outros oficiais de arbitragem estão proibidos de usar joias ou qualquer outro equipamento eletrônico”, além dos citados nas regras (comunicação entre equipe de arbitragem, dispositivo de vibração ou bandeiras eletrônicas, fones auriculares, sistema de desempenho e monitoração de rendimento físico – e spray).

Dossiê

O relatório da empresa Kroll sobre a interferência externa na final do Paulistão conta com uma narrativa cronológica dos fatos. De acordo com a investigação, a TV Globo exibiu o replay do lance às 17h31min42s. Cinco segundos depois, Verri foi flagrado olhando para seu celular à beira do campo. Ainda de acordo com o documento, Paulo César de Oliveira, comentarista de arbitragem, disse na transmissão que não houve penalidade às 17h31min49s, quando Verri já estava à beira de campo e perto de Dionísio. Por fim, às 17h31min56s Dionísio anda na direção de um dos auxiliares e estabelece contato visual a partir das 17h32min14s. Um vídeo exibido pela TV Palmeiras mostra o contato da dupla.