Cotidiano

Palestra aborda educação financeira e previdenciária

Santa Helena – A Acisa (Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena), em parceria com a Uniprime, traz para o Município uma palestra com Márcio Araújo. Será nesta quarta-feira, a partir de 19h30, no auditório da Acisa. A palestra é gratuita e faz parte da Semana Nacional de Educação Financeira.

O evento é realizado anualmente desde 2014, com diversas ações educacionais, gratuitas, presenciais e online. O objetivo é disseminar a educação financeira e previdenciária no País, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania. Em 2017, foram mais de 3.600 ações, organizadas por 101 instituições, que atingiram cerca de 3 milhões de pessoas.

O Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira) é a entidade responsável pela coordenação da Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira), que integra entidades públicas e privadas interessadas em promover a educação financeira no Brasil.

Diversas ações são realizadas na região oeste do Paraná. Em Santa Helena foi agendada uma palestra com Márcio Araújo, especialista em cooperativismo, educação e coaching financeiro, com pós-graduação em negociação empresarial e gestão comercial.

Conforme Araújo, são 60 milhões de brasileiros inadimplentes e cerca de 13 milhões de desempregados, o que torna o tema de extrema relevância na atualidade. O palestrante destaca que a educação financeira é um tema incentivado pela ONU (Organização das Nações Unidas), principalmente porque as pessoas têm dificuldades em gerir as próprias finanças, sejam pessoais, ou familiares.

A palestra é aberta a todas as pessoas interessadas em conhecer mais sobre como trabalhar melhor as questões financeiras, envolvendo, inclusive, toda a família.