Cotidiano

Paisagens poluídas

Sol, calor e fim de semana formam uma combinação e tanto para quem gosta de aventuras. Uma das opções mais procuradas no município são as famosas cachoeiras, que além de refrescar o calorão, ainda presenteia os cascavelenses com belas paisagens.

Porém, um flagrante do Hoje News mostra que nem todas elas estão bem cuidadas e tão bonitas assim e o principal fator é a falta de conscientização da comunidade quanto ao meio ambiente.

A cachoeira que passa pelo Rio das Antas, próximo ao Contorno Oeste é um exemplo disso. O local está cheio de lixo, que vai desde garrafas plásticas, copos, calçados, isopor, roupas, preservativos até brinquedos.

Um morador local, que preferiu não se identificar, diz que nesta época do ano o movimento aumenta bastante, mas que infelizmente já presenciou inúmeras vezes o descaso dos visitantes com o meio ambiente. “Eles vêm aqui, comem, bebem, se divertem e nem recolhem o lixo. Fica tudo no chão, em cima das pedras e a correnteza acaba levando. Uma paisagem que era pra ser tão bonita acaba estragando por falta de consciência”, lamenta.

O secretário de Meio Ambiente de Cascavel, Juarez Berté, foi procurado para prestar esclarecimentos sobre a limpeza da área, mas não respondeu o e-mail até o fechamento desta edição.

Mais descaso

Há poucos dias, a reportagem noticiou outro caso de poluição ambiental. O flagrante foi feito às margens da BR-467, sentido Toledo a Cascavel, onde vários medicamentos foram jogados na rodovia junto com móveis, garrafas pet, roupas e calçados.

Fiscais da Vigilância Sanitária de Cascavel recolheram o material logo após receberem a denúncia, feita pelo Hoje News.